Fogo Cruzado
Ponte vai receber denominação de Nicanor Azambuja, João Dóglia e Diogo Madruga
por Redação JM
A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou a proposta que denomina de Nicanor Azambuja, João Dóglia e Diogo Madruga a ponte sobre o Rio Camaquã, que liga os municípios gaúchos de Bagé e Caçapava do Sul.
O projeto, que agora segue para análise do presidente da República, foi relatado pela senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, e, caso não haja recurso para votação em plenário, a decisão será finalizada.
A proposta presta homenagem a três figuras de destaque em Bagé, reconhecendo suas contribuições para a comunidade local. Nicanor Azambuja e João Dóglia, também conhecido como "Tio Nica", foram pioneiros em diversas iniciativas voltadas à integração de homens e mulheres do campo e da cidade, à preservação ambiental e ao apoio aos moradores da zona rural.
Em 1972, eles foram responsáveis pela criação da Semana Crioula Internacional de Bagé, um evento cultural e esportivo que, até hoje, incentiva o turismo e integra as tradições gaúchas em uma grande festa popular.
Diogo Madruga, por sua vez, é lembrado por sua atuação social como um dos fundadores das Quarteadas Sociais, um projeto que oferecia atendimentos gratuitos a produtores rurais nas áreas de saúde e assistência veterinária. Realizado mensalmente por 11 anos, a iniciativa beneficiou mais de três mil pessoas em cerca de 120 edições.