Região
Carmem Bueno é escolhida como nova coordenadora regional de Educação
por Melissa Louçan
Carmem Maria Soares Bueno foi escolhida para assumir a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que atende Bagé e região, após ser selecionada em um processo promovido pelo programa Qualifica RS, iniciativa do governo do Rio Grande do Sul para definir a ocupação de cargos estratégicos. A seleção foi aberta a qualquer profissional que cumprisse os pré-requisitos, permitindo ampla participação sem a exigência de vínculo prévio com o Estado. Com a definição, ela substituirá Miriele Barbosa, que ocupa o cargo há quatro anos.
Para concorrer, era necessário ter pelo menos três anos de experiência em liderança educacional, ensino superior e especialização na área. O processo seletivo se estendeu por diversas etapas, incluindo envio de currículo e vídeo-apresentação, testes de perfil e crenças, além de entrevistas técnicas e comportamentais. A avaliação foi conduzida por uma banca, que analisou todas as produções dos candidatos. Ao final, uma lista com seis aprovados foi apresentada ao Governo do Estado, que fez a escolha de um deles, optando por Carmen.
Ao comentar o resultado, Carmem enfatizou que sua experiência e trajetória profissional foram fundamentais para o resultado, especialmente sua atuação na rede municipal de ensino. “Mesmo com a pandemia, mesmo com todas as dificuldades que a gente enfrentou, a rede municipal, desde 2017, obteve melhoria de desempenho”, destacou.
Carmem possui uma formação com graduação em Estudos Sociais, Direito e licenciatura em Geografia, além de uma especialização em Aspectos Legais e Metodológicos da Educação e um mestrado em Políticas Públicas da Educação. Sua experiência profissional inclui passagens pelas redes particular, estadual e municipal de ensino, com quase três décadas de serviço público na Educação. “Eu nunca parei de estudar, eu continuo participando de todos os eventos possíveis e isso nos mantém atualizadas e atingindo os critérios necessários”, ressaltou.
Ao JM, ela disse que, ao assumir a 13ª CRE, buscará aplicar a visão, construída ao longo de anos de dedicação à educação e ao setor público, pelo desenvolvimento de políticas educacionais que beneficiem ainda mais a região.