Saúde
Quando o sangramento uterino é considerado anormal?
Dr. Leonardo Fernandes fala sobre as variações no ciclo menstrual ao longo da vida
por Viviane Becker
Muitas mulheres passam por variações no ciclo menstrual ao longo da vida, mas como saber quando o sangramento é considerado fora do comum? Para responder essa pergunta o ginecologista e cirurgião ginecológico, Leonardo Fernandes, alerta para alguns sintomas.
O médico alerta para os sangramentos que duram mais de sete dias, os quais podem indicar a presença de uma condição subjacente, como distúrbios hormonais ou problemas uterinos, é sempre importante observar a duração e buscar avaliação médica se o sangramento ultrapassar esse período.
Em caso de intensidade do sangramento e com o fluxo menstrual excessivo, mesmo que dentro da duração normal, isso pode ser um sinal de alerta. De acordo com o ginecologista, isso pode estar associado a problemas como miomas ou distúrbios da coagulação, e merecem uma avaliação cuidadosa.
Outro dado que merece atenção são alterações na frequência do ciclo menstrual, como ciclos que se tornam muito curtos (menos de 21 dias) ou mais longos (mais de 35 dias), pode indicar desordens hormonais ou outras condições que precisam ser investigadas.
Fique atenta ainda se:
• Fluxo intenso, precisando trocar o absorvente a cada uma ou duas horas.
{AD-READ-3}• Sangramento entre os ciclos menstruais ou após a menopausa.
• Dor intensa ou desconforto acompanhando o sangramento.