Urcamp
Mostra de Iniciação Científica do Curso de Direito apresenta 73 trabalhos acadêmicos
Quinta edição de evento acadêmico ocorreu na sexta-feira, dia 8
por Redação JM
Realizada na sexta-feira, 8 de novembro, a 5ª Mostra de Iniciação Científica do Curso de Direito da Urcamp movimentou o prédio central do Centro Universitário. O evento teve início com uma palestra da advogada Patrícia Alves, titular da Comissão da Igualdade Racial da OAB subseção Bagé, ex-aluna da graduação e ativista de movimentos coletivos de mulheres negras da Rainha da Fronteira.
No Salão de Atos, repleto de estudantes, Patrícia abordou o tema da diversidade, com um enfoque especial para a questão da desigualdade social. De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Lourdes Helena Martins, o tema do Direito, diversidade e desigualdade racial é fundamental para a compreensão das dinâmicas sociais, politicas e econômicas em muitas sociedades contemporâneas. "Especialmente em países como o Brasil, onde a história de colonização, escravidão e desigualdade racial ainda impacta profundamente a vida de milhões de pessoas”, pontua.
Coordenada pelo professor mestre Higor Freitas, a Mostra também contou com a participação de professores do curso, que atuaram como avaliadores dos trabalhos apresentados. Segundo Higor, a iniciação científica no curso de Direito desempenha um papel fundamental na formação acadêmica e profissional dos estudantes. “Essa prática proporciona uma série de benefícios que contribuem significativamente para o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício da advocacia e outras atividades jurídicas”, conclui.
Os docentes José Heitor Gularte, Marlisa Fico, Júlio Lucas e Marcelo Teixeira foram peças-chave no incentivo à produção científica acadêmica. Além dos professores, advogados egressos e colaboradores da Urcamp estiveram presentes, enriquecendo a experiência e promovendo a troca de conhecimentos com os alunos.