Direito Urcamp - 55 anos
Traçando o destino da família Dias
por Viviane Becker
Uma instituição educacional sólida, voltada ao ensino superior, tem o poder de transformar o contexto financeiro e o desenvolvimento de uma cidade e sua região. Muitas vidas são alteradas pelos caminhos que escolhemos trilhar. Aos 17 anos, Selmo Dias, natural de Quaraí, deixou sua cidade natal com o objetivo de estudar. Após prestar vestibular, ingressou no curso de Direito da Urcamp. Na época, trabalhava como funcionário da loja Pernambucanas, mas conseguiu a transferência para Bagé, focando nos estudos. Formou-se aos 21 anos, montou seu escritório, passou por diversas experiências profissionais e segue atuando como advogado, além de exercer outras funções.
Foi em Bagé, na "Rainha da Fronteira", que Selmo conheceu sua esposa, Valéria. Anos depois, ela também se apaixonou pelo Direito, vindo a concluir o curso em 2006. Dez anos depois, foi a vez da filha do casal, Mariana, seguir os passos dos pais e ingressar na Urcamp para estudar Direito. Em 2020, Mariana se formou e, atualmente, trabalha no escritório familiar, ao lado da mãe, que, motivada pela filha, se prepara para realizar o Exame da Ordem no início de 2025.
Durante a faculdade, Mariana aproveitou as oportunidades de estágio e se apaixonou pela área do Direito de Família, campo em que atua no momento. A advocacia, portanto, já faz parte de sua vida. Mariana é casada com o bacharel Leonel Borges, e, assim como seus pais, também se dedica à profissão.
A filha caçula de Selmo, Manu, já dá sinais claros de que seguirá a mesma trajetória e pretende ser advogada quando crescer. E assim, os ciclos da vida se completam, com a continuidade de um legado de dedicação ao Direito na família Dias.