MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Direito Urcamp - 55 anos

Direito da Urcamp: formação abre oportunidades na Segurança Pública

Em 10/11/2024 às 10:00h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Direito da Urcamp: formação abre oportunidades na Segurança Pública | Direito Urcamp - 55 anos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Delegado aposentado, Luis Eduardo Sandim Benites elogia formação sólida - Foto: Reprodução /JM

Com disciplinas de Processo Penal, Direito Penal e estágio na área de Segurança Pública, o curso de Direito da Urcamp tem tradição de formar delegados, policiais e capitães que atuam em Bagé e em diversas localidades do Brasil.

A trajetória desses profissionais evidencia a importância na formação de profissionais que atuam na Segurança Pública, mostrando como a universidade contribui para a capacitação de servidores qualificados e comprometidos com a defesa da sociedade.

Delegado aposentado, Luis Eduardo Sandim Benites elogia formação sólida

“O curso de Direito da Urcamp é um dos mais importantes do Rio Grande do Sul e tem produzido grandes profissionais, inclusive para a Segurança Pública”, afirma o delegado aposentado Luis Eduardo Sandim Benites.

Natural e residente em Bagé, Benites iniciou o curso de Direito em 1985, formando-se em 1989. Atuou inicialmente como advogado, passou a ser servidor público estadual e, em seguida, ingressou na Polícia Civil, onde serviu por 33 anos, chegando a ocupar o cargo de Delegado Regional de Polícia do Interior. “A atuação na Polícia Civil consolidou-se como vocação. O Direito é um curso de grande amplitude, que permite atuar em diferentes áreas das ciências humanas”, explica.

Atualmente, Benites está licenciado, pois cursa um doutorado, mas ainda leciona no curso de Direito, ministrando disciplinas como Processo Civil, Direito Penal, Filosofia do Direito e Processo Penal, além de Estágio Supervisionado.

Delegada Daniela Borba destaca importância das aulas

“As aulas de Direito Penal e Processual Penal, ministradas ao longo do curso, foram cruciais para a escolha do cargo que almejava. Desde o início da graduação, percebi que tinha afinidade com as disciplinas da área criminal”, destaca Daniela Barbosa de Borba, Delegada Regional de Polícia do Interior em Alegrete.

Natural de Bagé, Daniela atua desde agosto de 2022 como titular da 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Alegrete. Ingressou no curso de Direito em 1996 e se formou em 2000. Ela é delegada desde 2010 e, anteriormente, trabalhou como Assistente de Promotoria de Justiça.

Durante a graduação, Daniela sempre teve o objetivo de se preparar para concursos públicos, mas o interesse pela Segurança Pública surgiu no final do curso e se intensificou durante os estudos para os certames. Desde 2020, ela faz parte do corpo docente da Urcamp no campus de Alegrete, onde ministra aulas de Direito Penal e Processual Penal.

“O curso da Urcamp é muito tradicional", frisa Delegado Guilherme Fagundes Nunes

“O curso de Direito da Urcamp é muito tradicional e formou diversas personalidades que atuam em diferentes cargos da Segurança Pública, evidenciando a excelência do ensino”, enfatiza o delegado Guilherme Fagundes Nunes.

Nunes, natural de Bagé, ingressou no curso de Direito em 2003 e concluiu sua formação em 2010. Atualmente, é delegado de polícia, tendo atuado anteriormente como Assessor de Juiz de Direito e de Desembargadora no Tribunal de Justiça. Embora inicialmente não pretendesse seguir carreira na Segurança Pública, foi influenciado pelos professores da área e decidiu ingressar na profissão ao surgir a oportunidade do concurso público.

Sandro Leal Costa destaca o valor do curso para ingresso em concursos públicos

“O curso de Direito da Urcamp tem se mostrado muito eficiente em formar bacharéis aptos a alcançarem cargos no sistema de Segurança Pública e outras carreiras jurídicas”, relata Sandro Leal Costa, delegado de polícia civil em Uruaçu-GO.

Natural de Lavras do Sul, Costa sempre almejou atuar em carreiras jurídicas voltadas para a Segurança Pública. Formado em Direito pela Urcamp, onde ingressou em 2001, ele também possui pós-graduação em Direito Público. Ao longo de sua carreira, foi servidor da Defensoria Pública da União, oficial do Exército e aprovado em concursos de juiz de direito e delegado em outros estados.

Costa destaca que o curso de Direito foi essencial para seu ingresso na carreira de delegado, possibilitando seu desenvolvimento como servidor público.

“Minha formação foi de extrema valia, diz Delegada Juliana Garrastazu Ribeiro

“Minha formação foi de extrema valia. Alguns ensinamentos do curso de Direito da Urcamp me ajudam muito na prática profissional”, afirma Juliana Garrastazu Ribeiro, delegada de polícia civil em Jaguarão.

Bajeense, Juliana ingressou no curso de Direito da Urcamp em 2000 e se formou em 2005. Antes de se tornar delegada, trabalhou como assessora no Ministério Público em Porto Alegre e foi aprovada no concurso de delegada em 2010. Há 14 anos na profissão, sempre se sentiu atraída pela área criminal, encontrando na Polícia Civil uma realização profissional.

Ela ressalta que o curso de Direito possibilitou uma visão abrangente das diversas áreas de atuação jurídica, trazendo professores de diferentes profissões que compartilhavam suas experiências com os alunos.

Cristiano Ribeiro Ritta destaca tradição na formação de delegados

“A Urcamp sempre teve a tradição de proporcionar aos alunos uma visão ampla sobre as várias carreiras jurídicas, incluindo as da Segurança Pública”, diz Cristiano Ribeiro Ritta, delegado de Polícia Civil.

Natural de Porto Alegre e residente em Bagé, Ritta ingressou na Urcamp em 2001 e se formou em 2006. Delegado de Polícia desde 2010, Ritta destaca que o curso é altamente respeitado no mercado, formando profissionais que se destacam em diversos concursos e áreas, inclusive na advocacia.

Ritta destaca que ver tantos colegas oriundos da Urcamp é porque o curso é muito conceituado no mercado. “Tem diversos profissionais que são formados em Direito da Urcamp aprovados em grandes concursos ou com uma brilhante carreira profissional na área da advocacia. Então, acho que o curso tem tudo para proporcionar aos futuros profissionais a formação jurídica necessária e as competências que vão ser necessárias para o mercado de trabalho”, completa.

Delegada Carem Nascimento fala sobre a paixão pela área criminal

“O curso de Direito da Urcamp foi importante porque proporcionou a oportunidade de concurso público e tive excelentes professores, especialmente em Direito Penal e Processual Penal, o que me fez me apaixonar pela área criminal”, relata Carem Adriana Silva do Nascimento, delegada de polícia civil.

Natural de Lavras do Sul, Carem ingressou no curso em 1994 e se formou em 1999. Hoje, ela é titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Antes de se tornar delegada, atuou como professora, secretária de diligências e assessora jurídica no Ministério Público. O curso de Direito permitiu que Carem explorasse diversas possibilidades de carreira, levando-a à Segurança Pública, onde encontrou realização profissional.

Delegado Federal Márcio Teixeira valoriza preparo para concurso

“O curso de Direito da Urcamp amplia os horizontes dos graduandos, oferecendo os recursos necessários para que escolham suas áreas de atuação”, diz Márcio Teixeira, delegado federal.

Natural de Porto Alegre, Teixeira formou-se em Direito pela Urcamp em 2018. Anteriormente, ele havia se formado em Educação Física e atuado como Policial Rodoviário Federal e Auditor-Fiscal da Receita Federal. Desde 2019, é Delegado de Polícia Federal e destaca que o curso de Direito foi essencial para alcançar a vaga no concurso público.

“Desde que me tornei Policial Rodoviário Federal, passei a almejar o cargo de Delegado de Polícia Federal. Portanto, o interesse pela carreira foi anterior ao ingresso no curso de Direto. A graduação foi ferramenta indispensável, além de requisito, para ocupar esse cargo público”, conclui.

Capitão Patrique Rolim Marques, da BM, reforça a importância da graduação

“Para o profissional de Segurança Pública, o conhecimento da legislação é essencial, especialmente na garantia de direitos fundamentais. O curso de Direito amplia a qualidade desses profissionais”, afirma Patrique Rolim Marques, capitão e subcomandante do 6º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar.

Natural de Bagé, o capitão Rolim ingressou no curso de Direito da Urcamp em 2007 e se formou em 2013. Com 18 anos de atuação na Brigada Militar, ele destaca que o curso foi fundamental para seu desenvolvimento e ascensão na carreira, proporcionando a base jurídica necessária para melhor exercer suas funções.

{AD-READ-3}

“Inicialmente, pretendia seguir carreira no Exército. Quando surgiu a oportunidade de fazer o concurso para a BM, após ser aprovado e fazer o curso de formação, soube que era o que me realizava profissionalmente, então busquei me qualificar para ascender na carreira, e tive êxito”, recorda ao evidenciar a importância do Direito.

"O curso da Urcamp tem excelente histórico de aprovação de seus alunos nas mais diversas carreiras públicas, isso nos dava segurança que o que estavamos aprendendo em sala iria nos colocar em condições de alcançar a aprovação. Ademais, a Urcamp sempre possuiu um excelente corpo docente, com profissionais qualificados em seus quadros, isso ajuda muito os alunos a conquistarem seus objetivos, seja pelo conhecimento transmitido, ou seja pelo exemplo que esses representam”, atesta, com concluir: “Atualmente, em Bagé, temos mais de 20% de agentes com formação em Direito e muitos outros que estão cursando. Isso almenta em muito a entrega que é dada a comunidade, em termos de serviço prestado”.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br