MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Direito Urcamp - 55 anos

A tradição da advocacia eleitoralista na família Barcelos

Em 10/11/2024 às 08:00h
Viviane Becker

por Viviane Becker

A tradição da advocacia eleitoralista na família Barcelos | Direito Urcamp - 55 anos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Elton Carvalho Barcelos formado há 25 anos

O curso de Direito da Urcamp completa 55 anos de uma trajetória marcada pela formação de profissionais de excelência que têm feito história no cenário jurídico. Ao longo de mais de cinco décadas, a instituição tem contribuído para a formação de inúmeras gerações. Um dos exemplos dessa tradição é a história da família Barcelos.

Elton Carvalho Barcelos, advogado especialista em Direito Eleitoral, Trabalhista, Criminal e Cível, possui uma longa e consolidada trajetória na advocacia e na gestão pública. Formado há 25 anos pela Urcamp, ele já teve a honra de entregar o diploma a dois de seus filhos: a advogada Emanoelle Barcelos e Guilherme, advogado radicado em Brasília e sócio-fundador do escritório de advocacia Barcelos & Alarcon. Recentemente, também entregou o diploma à enteada Bárbara Rigon, bacharel em Direito e colaboradora em seu escritório.

Elton vê a Urcamp como um importante polo regional de educação, especialmente no curso de Direito. “A faculdade foi fundamental para uma reviravolta em minha vida. Essa mudança não impactou apenas a minha trajetória, mas também a vida da minha família. Meus filhos e enteada seguiram seus próprios passos na carreira jurídica, construindo seu caminho, o que me orgulha e envaidece. Sou muito grato à Urcamp e a todos os mestres que nos ajudaram nessa caminhada”, declara.

A conexão entre Elton e seus filhos marca um forte elo entre as gerações, destacando a continuidade de valores e o compromisso com a justiça, transformando a advocacia em um verdadeiro legado familiar. Elton serviu de inspiração para o filho Guilherme, que também atua na área.

Aos 16 anos, Guilherme foi reprovado no ensino médio. O que poderia parecer um castigo talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu na vida do jovem, que, por imposição do pai, passou a estudar pela manhã e trabalhar à tarde em seu escritório de advocacia. Foi nesse momento que desenvolveu seu interesse pela área jurídica. “No início da graduação em Direito, ganhei do pai a obra O Processo, escrita por Kafka. Esse livro mudou minha vida e posso dizer que foi determinante para a escolha pelo exercício da advocacia. Até hoje o livro está comigo, não nas estantes do escritório, mas na minha mesa de trabalho”, frisa.

{AD-READ-3}

Contrariando a vontade do patriarca, que desejava a carreira da magistratura para o filho, Guilherme investiu com afinco na advocacia. Atualmente, reside em Brasília, é advogado, escritor e professor em cursos de pós-graduação, especialista em Direito Eleitoral, mestre em Direito Público e doutor em Direito Constitucional.

“A advocacia eleitoralista foi claramente um achado, que segui pela influência do meu pai. Jamais havia pensado em exercê-la, até que um amigo nosso, Luiz Fernando Leivas, ex-prefeito de Pinheiro Machado, era defendido por um escritório de Porto Alegre e enviou meu currículo. Eu estava saindo da graduação e, em poucos dias, já fazia parte do escritório da Dra. Maritânia Dallagnol, onde comecei a advogar. Era ano de eleição municipal; além dela, todos fugiam do Direito Eleitoral, menos eu, que a partir daí comecei a ler e estudar a área e nunca mais parei.”

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br