Editorial
A conquista do Direito para Campanha Gaúcha
por Felipe Valduga
por Felipe Valduga
Ao longo de 55 anos, o curso de Direito da Urcamp não apenas formou profissionais de excelência, mas foi fundamental para o fortalecimento da Campanha Gaúcha. A criação do curso, idealizada por Attila Taborda e realizada pela Fundação Universidade de Bagé (Funba), simbolizou um marco em que o Direito e a Justiça se consolidaram como forças estruturantes na região, levando o conhecimento jurídico para mais perto das comunidades locais e promovendo a transformação social.
Autorizado em 1969, o curso de Direito da Urcamp nasceu em uma época de mudanças intensas no país, no âmbito social e educacional, com a Reforma Universitária incentivando o desenvolvimento de novos cursos. Em Bagé, a criação do curso foi um passo ousado e visionário que sacramentou a presença do Direito como pilar de desenvolvimento e cidadania. Desde o primeiro vestibular, centenas de jovens e profissionais em formação encontraram na Urcamp um espaço para desenvolver sua vocação.
O curso rapidamente tornou-se um celeiro de lideranças, formando advogados, promotores, juízes e profissionais que, ao longo das décadas, contribuíram diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e participativa na região. O Direito da Urcamp não só promoveu o acesso ao ensino superior de qualidade como também firmou a Justiça como um valor fundamental, transformando-se em um símbolo da autonomia e do progresso local.
Com o reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através do selo “OAB Recomenda,” e um histórico de bom desempenho no Enade, a Urcamp continua a provar que a excelência no ensino é acompanhada de uma responsabilidade profunda com a comunidade que a cerca. Professores e gestores, muitos dos quais ex-alunos, mantêm a tradição de qualidade que faz do curso um dos mais respeitados no Estado. É essa dedicação que torna o curso de Direito da Urcamp um baluarte de transformação e comprometimento social.
Ao celebrar seus 55 anos, o curso de Direito reafirma sua missão de formar não apenas profissionais, mas agentes da Justiça e da cidadania, que continuarão a fortalecer a Campanha Gaúcha com conhecimento e ética. E, neste jubileu, apresentamos em 16 páginas de suplemento publicado nesta edição, um recorte importante não apenas no contexto histórico, mas de evidência da envergadura que esta graduação representa para nossa sociedade. Há história, recordações, mas acima de tudo relatos de quem viveu dentro de salas de aulas, como professor e aluno, e profissionais que dali surgiram para traçarem rumos significativos na defesa do Direito de todos. Boa leitura!