Urcamp
Semana Jurídica chega à 44ª edição
por Redação JM
A 44ª Semana Jurídica, que teve início na noite de segunda-feira, dia 4, serviu como motivo para o curso de Direito da Urcamp reforçar o compromisso com a formação de futuros profissionais do Direito, marcando o ato para celebrar seus 55 anos de atuação. O significado especial identifica uma trajetória iniciada pela visão do visionário médico e humanista, Attila Taborda, que reuniu em torno de sólidos ideais os profissionais que contribuíram para construir uma base sólida e justa para o ensino jurídico na região.
Durante a abertura, foram prestadas homenagens a figuras importantes da história do curso. Entre os homenageados está o coordenador com mais tempo de serviços prestados ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), professor Reginaldo Gasso, e a professora Tânia Mara Pereira, reconhecida por sua contribuição para uma justiça mais inclusiva. O advogado Justino Quintana também foi lembrado, destacando sua longa trajetória e contribuição ao campo jurídico e orientação aos acadêmicos.
A noite contou ainda com a palestra da advogada egressa da Urcamp, Amanda Von Eye de Pereira Saliba, titular do 2º Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Pelotas. O tema da noite foi “Serviço Extrajudicial: desjudicialização e as novas atribuições de notários e registradores”. A profissional destacou a importância do extrajudicial como um dos campos mais inovadores e práticos do Direito, mostrando como a desjudicialização tem atribuído novas responsabilidades, especialmente com o avanço dos procedimentos online, que hoje garantem a mesma segurança e validade jurídica dos atos presenciais. Para a coordenadora da graduação, Lourdes Helena Martins: “A Amanda representa uma família com tradição jurídica, filha do juiz Dr. Ricardo Pereira de Pereira, nosso ex-professor do curso de Direito da Urcamp”.
Segundo o pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, o curso de Direito é um dos pilares fundamentais da Urcamp, sendo atualmente o maior curso da instituição. “O curso de Direito é um dos principais alicerces da Urcamp, um dos que mais contribuem para a formação de profissionais que ocupam posições de destaque no mercado”, destacou. Já a presidente da Fundação Attila Taborda, professora doutora Mônica Palomino De Los Santos, acredita que o curso de Direito e o NPJ, com seus mais de 50 anos de serviços prestados à comunidade são essenciais para a consecução do principal objetivo da FAT, que é o de garantir uma ação plenamente comunitária.
A programação da 44ª Semana Jurídica continua até sexta-feira, dia 8, quando ocorrer a 5ª Mostra de Iniciação Científica. Na data, para encerrar as comemorações, às 17h, será realizado um coquetel em homenagem aos 55 anos do Curso de Direito da Urcamp, no Museu Dom Diogo de Souza.