Saúde
Região receberá câmaras frias com bateria para armazenar vacinas
Equipamentos possuem autonomia de até 36 horas, garantindo a segurança de doses em caso de queda de energia
por Gabriel Torma Aquere
A 7ª Coordenadoria Regional de Saúde anunciou que receberá seis câmaras frias para armazenar vacinas. Segundo a titular do órgão, Claudia Souza, que participou de uma reunião na quarta-feira, dia 30, com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o secretário Adjunto de Vigilância do Ministério da Saúde, Rivaldo Venâncio da Silva, os equipamentos serão entregues em duas etapas: três na primeira fase e, posteriormente, os demais. A reunião contou com a presença de diretores da Secretaria Estadual de Saúde e coordenadores de outras regionais.
Segundo Claudia, as câmaras frias possuem baterias que permitem uma autonomia de até 36 horas, garantindo a preservação das vacinas mesmo em casos de queda de luz, dando uma maior segurança ao estoque. Das 18 Coordenadorias do Estado, 14 devem ser contempladas. Para Bagé, a previsão é de que as primeiras levas de câmaras cheguem durante a próxima semana.
O objetivo da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é modernizar o sistema de armazenamento de imunobiológicos e assegurar a integridade das vacinas. Ao todo, foram entregues 41 câmaras frias na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, marcando a primeira fase de um investimento que prevê a aquisição de 120 câmaras frias para o Rio Grande do Sul.
Arita destacou: “As câmaras frias são fundamentais para a segurança e a manutenção da temperatura necessária, garantindo que os imunizantes cheguem aos municípios em condições ideais”.
Uma segunda fase prevê a entrega de mais 43 câmaras frias para as coordenadorias regionais e a reserva de 36 unidades na Divisão de Gestão de Patrimônio da SES, destinadas a atender demandas de expansão de capacidade de armazenamento. O investimento total foi de R$ 1,3 milhão, sendo R$ 64,3 mil oriundos do Tesouro do Estado e o restante financiado pelo Governo Federal.