MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Descida do Camaquã celebrará 30 edições com nova aventura em janeiro

Em 04/11/2024 às 10:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Descida do Camaquã celebrará 30 edições com nova aventura em janeiro | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Previsão é de que sejam abertas 120 vagas Foto: Divulgação

No início de 2025, o Rio Camaquã será palco de mais uma edição da tradicional Descida do Camaquã, que neste ano celebra sua 30ª edição. O evento, marcado para os dias 18, 19 e 20 de janeiro, é aguardado com grande expectativa por remadores e amantes da natureza, que se reúnem para explorar as águas e paisagens do trajeto.

Segundo o coordenador do evento, José Crespo, a base do acampamento será montada no Camping Camaquã, propriedade de Paulo Tadeu, localizado próximo à ponte da BR-153. A largada oficial ocorrerá no sábado, dia 19 de janeiro, no Rincão do Inferno, pertencente a Omar Soares. A aventura de navegação, uma das mais aguardadas pelos participantes, poderá seguir até o Passo dos Enforcados, ponto que ainda está em análise para garantir condições seguras para o fluxo das embarcações.

Crespo adianta que, em dezembro, terão início as vistorias nos acampamentos e nos locais de largada para garantir que tudo esteja conforme planejado. A expectativa é que aproximadamente 120 inscrições sejam disponibilizadas, embora o número ainda não esteja oficialmente definido. O processo de inscrição e os valores serão divulgados em breve.

Vale lembrar que, recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um projeto de lei do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que propôs a inclusão da “Descida do Rio Camaquã” no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

O Rio Camaquã, com 430 km de extensão, é essencial para a bacia hidrográfica que abrange 21.657 km² e 356 mil habitantes. Através do projeto, o deputado Mainardi ressalta a importância ecológica do rio, que abriga as “Guaritas”, reconhecidas entre as Sete Maravilhas do Rio Grande do Sul, e destaca sua função como fonte de subsistência para a população local, com atividades que incluem pesca e eventos culturais, como a Descida do Camaquã.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br