Região
Proposta audiência para tratar do câmbio de moedas na fronteira
Medida busca evitar prejuízos para o comércio local nas cidades com divisas
por Redação JM
A Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa aprovou, na quarta-feira, 30 de outubro, um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre os desafios enfrentados com o câmbio de moedas em municípios fronteiriços. A reunião foi conduzida pela presidente do colegiado, deputada Adriana Lara, do PL.
Durante a audiência, serão convidados prefeitos de Aceguá, Santana do Livramento, Itaqui, Dom Pedrito, Jaguarão e Uruguaiana, além de secretários de Turismo, presidentes das Câmaras de Vereadores, associações comerciais, Sindilojas, CDL e representantes da indústria local. O Banco Central do Brasil e o secretário estadual de Turismo também estarão presentes. A iniciativa partiu da deputada Adriana Lara.
Ao justificar seu requerimento, a deputada destacou as diversas dificuldades enfrentadas devido ao volume de moedas e à necessidade de Casas de Câmbio, visando evitar prejuízos para o comércio local nas cidades de fronteira. O deputado Frederico Antunes, do Progressistas, enfatizou a importância de garantir a circulação de moedas estrangeiras sem impedimentos, o que sustenta a economia local.
Representando a OAB, Rodrigo Prestes,lembrou que existe um convênio entre os países do Mercosul que permite o pagamento em moeda local por meio de cartões de crédito, sem a necessidade de contrato de câmbio. No entanto, ele alertou sobre o desconhecimento da população em relação a essa opção e sugeriu que a Comissão promova uma campanha de divulgação do convênio nas cidades fronteiriças.