Campo e Negócios
Entidades lançam, nesta quinta-feira, Frente pelo Desenvolvimento Regional
Iniciativa pretende impulsionar investimentos voltados às vocações da região da Campanha
por Redação JM
Aumentar a percepção sobre as potencialidades da região e respaldar investimentos empresariais. Esse é o objetivo da Frente pelo Desenvolvimento da Região da Campanha, que será lançada nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, durante o Universo Pecuária, em Lavras do Sul.
A iniciativa, capitaneada pela Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC), já tem a adesão do Sindicato das Indústrias de Calcário do Rio Grande do Sul (Sindicalc-RS), do Sindicato Rural de Lavras do Sul, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Lavras do Sul, da Cotrisul e da Lavras do Sul Mineração. Outras lideranças regionais poderão aderir em breve.
De modo articulado, o grupo quer ajudar a viabilizar a instalação de empreendimentos em setores como agricultura, pecuária, mineração, comércio e turismo. Um desafio considerável, já que a região tem histórico de perda de investimentos por razões que vão desde a falta de infraestrutura adequada até as limitações impostas pela Lei de Fronteira, passando, ainda, por conflitos originados em processos de licenciamento ambiental.
“É um contrassenso que a região da Campanha, e em particular os municípios de Caçapava e Lavras do Sul, estejam incluídos entre as regiões menos desenvolvidas no Estado. Temos exemplos que nos dão a certeza de que o potencial, em todos os setores, é real. Mas precisamos atrair investidores e apoiar a solução dos problemas para ampliar o número de negócios na região a tal ponto que tenhamos de fato uma tradução desse potencial em desenvolvimento socioeconômico. Queremos elevar o PIB e o IDH da Campanha Gaúcha”, afirma Eraldo Vasconcelos, presidente da ACIC e coordenador da Frente.
O grupo vai assinar um protocolo de intenções durante o evento que ocorre no parque de exposições de Lavras do Sul e já tem definida uma agenda para estruturar o diálogo com a sociedade, tanto a nível local, quanto estadual. O primeiro compromisso acontecerá antes mesmo da solenidade. No dia 29 de outubro, as lideranças têm encontro marcado com a secretária de Meio Ambiente do Estado, Marjorie Kauffmann. E, 15 dias depois, o grupo será recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
“A Região da Campanha é marcada pela mentalidade de fronteira, com pouca cultura de associativismo e muitas divergências sobre como construir um futuro melhor. Nosso movimento é em busca dessa construção de consensos, sem abrir mão de nenhum dos três aspectos da sustentabilidade. Queremos progredir economicamente, para ter uma sociedade onde as pessoas vivam melhor e que o nosso meio-ambiente seja valorizado”, argumenta Vasconcelos.