MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Entidades lançam, nesta quinta-feira, Frente pelo Desenvolvimento Regional

Iniciativa pretende impulsionar investimentos voltados às vocações da região da Campanha

Em 31/10/2024 às 09:02h

por Redação JM

Entidades lançam, nesta quinta-feira, Frente pelo Desenvolvimento Regional | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Aumentar a percepção sobre as potencialidades da região e respaldar investimentos empresariais. Esse é o objetivo da Frente pelo Desenvolvimento da Região da Campanha, que será lançada nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, durante o Universo Pecuária, em Lavras do Sul.

A iniciativa, capitaneada pela Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC), já tem a adesão do Sindicato das Indústrias de Calcário do Rio Grande do Sul (Sindicalc-RS), do Sindicato Rural de Lavras do Sul, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Lavras do Sul, da Cotrisul e da Lavras do Sul Mineração. Outras lideranças regionais poderão aderir em breve.

De modo articulado, o grupo quer ajudar a viabilizar a instalação de empreendimentos em setores como agricultura, pecuária, mineração, comércio e turismo. Um desafio considerável, já que a região tem histórico de perda de investimentos por razões que vão desde a falta de infraestrutura adequada até as limitações impostas pela Lei de Fronteira, passando, ainda, por conflitos originados em processos de licenciamento ambiental.

“É um contrassenso que a região da Campanha, e em particular os municípios de Caçapava e Lavras do Sul, estejam incluídos entre as regiões menos desenvolvidas no Estado. Temos exemplos que nos dão a certeza de que o potencial, em todos os setores, é real. Mas precisamos atrair investidores e apoiar a solução dos problemas para ampliar o número de negócios na região a tal ponto que tenhamos de fato uma tradução desse potencial em desenvolvimento socioeconômico. Queremos elevar o PIB e o IDH da Campanha Gaúcha”, afirma Eraldo Vasconcelos, presidente da ACIC e coordenador da Frente.

O grupo vai assinar um protocolo de intenções durante o evento que ocorre no parque de exposições de Lavras do Sul e já tem definida uma agenda para estruturar o diálogo com a sociedade, tanto a nível local, quanto estadual. O primeiro compromisso acontecerá antes mesmo da solenidade. No dia 29 de outubro, as lideranças têm encontro marcado com a secretária de Meio Ambiente do Estado, Marjorie Kauffmann. E, 15 dias depois, o grupo será recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

“A Região da Campanha é marcada pela mentalidade de fronteira, com pouca cultura de associativismo e muitas divergências sobre como construir um futuro melhor. Nosso movimento é em busca dessa construção de consensos, sem abrir mão de nenhum dos três aspectos da sustentabilidade. Queremos progredir economicamente, para ter uma sociedade onde as pessoas vivam melhor e que o nosso meio-ambiente seja valorizado”, argumenta Vasconcelos.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br