Região
Campanha Gaúcha passa a contar com Frente pelo Desenvolvimento
Ato realizado no Universo Pecuária, em Lavras do Sul, contou com representantes de setores agropecuários, do comércio e da mineração
por Redação JM
Entidades representativas de vários setores fizeram na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro, durante o Universo Pecuária, em Lavras do Sul, o lançamento da Frente de Desenvolvimento da Região da Campanha do Rio Grande do Sul. O movimento conta com representações de grupos ligados à agricultura, pecuária, comércio e serviços, além da mineração. O ato teve a assinatura de líderes destes segmentos.
O presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, salientou que este ato simboliza a ideia dessa frente para ajudar no desenvolvimento da nossa região. "Hoje, com toda certeza, não temos a pretensão de sermos grandes ou superiores, mas estamos reunidos para somar nossas ideias. Este é só o início, estamos apenas abrindo um diálogo, começando uma conversa. Com certeza, muitos outros representantes que estão aqui conosco, vão se juntar a nós nesse movimento", ressaltou.
Abascal reforçou que o lançamento foi feito para abrir o espaço para todos que quiserem ajudar. "Sabemos que é com a união que conseguimos fazer as coisas acontecerem, e nossa região realmente precisa disso. Muitas vezes, cada um puxa para o seu lado, e, por isso, as coisas não avançam como deveriam. Acredito que agora estamos unindo forças, juntando a agricultura, o setor de mineração, que é extremamente relevante para nossa região, e o setor comercial, que predomina aqui, além da própria pecuária. Temos tudo para construir uma frente sólida e iniciar um grande trabalho em conjunto", destacou.
Já o presidente da Cotrisul, Gilberto Dickel da Fontoura, frisou que a cooperativa vê na região uma presença forte de pessoas e organizações competentes em todos os setores. "Temos entidades e empresas com capacidade e potencial. O que estamos fazendo agora é unir todas essas atividades da região em um objetivo comum. Quando a agricultura tiver suas demandas, ela contará com o apoio dos outros setores, e o mesmo acontecerá com a mineração, a pecuária e o comércio. Cada setor terá o suporte de todos os outros para alcançar nossos objetivos coletivos. Temos gente competente, uma pecuária rica, uma agricultura promissora e recursos minerais valiosos", afirmou.
Para o Country Manager da Lavras do Sul Mineração, Paulo Serpa, em um momento como o atual, em que o Rio Grande do Sul busca atrair investimentos para sua recuperação econômica, para a retomada do crescimento e a criação de empregos e geração de tributos, a mineração assume uma importância estratégica. "Ao lado da pecuária e da agricultura, a mineração é uma vocação natural da nossa região. A porção sul do Estado é rica em diversos recursos minerais, incluindo ouro, calcário, fosfato, prata, cobre, carvão, zinco e chumbo, entre outros", ponderou, acrescentando que o projeto da Lavras do Sul Mineração está em andamento e já consumiu investimentos próximos a R$ 200 milhões em sua fase inicial, com sondagens, análises laboratoriais, equipes e consultores.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com a correalização da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul, com projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios. O patrocínio é do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul, CEEE Equatorial, Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Badesul, BRDE e Sicredi. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.