Urcamp
Urcamp aplica teste simulado da prova do Enem 2024
Prova, realizada terça-feira na Biblioteca Central, foi orientada pelas tendências do Exame Nacional do Ensino Médio
por Redação JM
A Urcamp tem adotado várias medidas de sensibilização junto à comunidade sobre a importância do Enem como porta de entrada para o Ensino Superior. Na noite de terça-feira, 29, aplicou seu teste simulado da prova do Enem de 2024 aos estudantes das escolas de Bagé. O evento, capitaneado pela pró-reitora adjunta de Ensino, Marília Barbosa, foi realizado no auditório da Biblioteca Central da Urcamp, das 19h às 22h.
A política de aproximação entre Urcamp e escolas tem sido desenvolvida a partir de eventos como Congrega Urcamp, Feira das Profissões e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Várias ações que visam marcar a importância da geração de uma perspectiva de futuro voltada a uma carreira profissional com diploma superior partem destes eventos. “Mas é preciso destacar que a nota do Enem, além de assegurar vagas em instituições públicas, é, também, uma das maneiras que os estudantes podem acessar vagas gratuitas em instituições privadas ou comunitárias como a Urcamp”, explica a pró-reitora adjunta.
E no objetivo de popularizar a proposta, a parceria firmada com a 13ª Coordenadoria Estadual de Educação vem ampliar o impacto destas mensagens. “Nós acreditamos que nosso objetivo tem dois focos: que os alunos das escolas públicas devem receber informação sobre a importância e formas de participação no Exame Nacional do Ensino Médio e, também, que precisam receber preparação adequada para garantir um desempenho que lhe permita manter o sonho do diploma de curso superior”, destaca a coordenadora, Miriele Barbosa. Por isso a 13ª promoveu liderou na cidade a Caravana do Enem, um evento que traz professores especializados no tema para oferecer um aulão do Enem, que, em Bagé, contou com mais de 500 participantes no Ginásio da Escola Estadual Silveira Martins, onde a Urcamp se fez presente.
“Nossa ação, complementando as atividades desenvolvidas pela 13ª CRE, aumenta as possibilidades de informação e de preparação destes alunos”, argumenta o reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança. Ele julga que a participação de estudantes no simulado triplicou as inscrições feitas pela internet após o evento da CRE.
Segundo o estudante do 3º ano, Diego Caravaca Oyazabal, participar do simulado do Enem foi uma experiência muito importante. “Senti como se estivesse em uma prova real, com toda a pressão e o desafio do tempo, o que ajuda a preparar o emocional para o dia do exame oficial”, explica. O teste é essencial para entender onde estão as dificuldades de cada aluno e onde pode melhorar. Diego se sente confiante para o exame realizado em sua primeira fase neste domingo, e pretende iniciar sua graduação em Direito para o próximo ano. Já Mariana Souza, também do 3º ano, destaca que a confiança para a realização da prova é essencial na reta final. “Acredito que ter feito o simulado me deixou mais confiante para enfrentar o Enem e deu uma direção clara de onde focar meus estudos daqui para frente”, conclui, aspirando a formação de farmacêutica.
{AD-READ-3}Vale lembrar que as provas estão agendadas para ocorrerem nos dias dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil.