Região
Uma verdadeira imersão no bioma Pampa
Curso de Biologia da Urcamp conduziu trilha pelo Rincão do Inferno na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
por Rochele Barbosa
O curso de Biologia da Urcamp realizou, dia 19, uma visita ao Rincão do Inferno, encerrando oficialmente a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento contou com a ampla participação de alunos. A coordenadora da BioUrcamp, Thamyris Ramos, lembrou que a finalização da 20ª edição, em março, também ocorreu nesse local. “O Rincão do Inferno é uma área característica do Pampa, com formações geológicas, fauna e flora preservadas”, destacou.
Thamyris ressaltou que a atividade oferece aos acadêmicos e professores uma experiência de campo enriquecedora. “Essa vivência permite que eles transmitam esse conhecimento em sala de aula. Além disso, contamos com profissionais capacitados para a trilha, que explicam a geologia do local, e com dois biólogos que abordaram a fauna e flora da região”, explicou.
A trilha conduz os visitantes a uma propriedade de remanescentes quilombolas, onde os moradores acolhem os grupos e compartilham informações sobre o local. “Essas famílias nos auxiliam na trilha tradicional, que leva direto ao rio. Embora curta, é desafiadora devido à descida íngreme. Cerca de 60 pessoas participaram dessa experiência”, relatou.
Thamyris considerou que encerrar a trilha com um banho no rio foi um momento especial para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Nesta semana, cujo tema foi os Biomas do Brasil, estivemos no Bioma Pampa, com o objetivo de conhecer para preservar. Só preservamos o que conhecemos. Não adianta apenas ver fotos e achar bonito; é preciso vivenciar. Caminhar, ouvir as explicações e compreender a importância do local gera a sensibilização necessária para o próximo passo: a preservação”, concluiu.