Esportes
Após Liga Sul, BBC mira novas competições
por Yuri Cougo Dias
Após uma campanha invicta e a conquista do título da Liga Sul, o time adulto do Bagé Basquetebol Clube (BBC) intensifica seus treinamentos visando os desafios que virão nos próximos meses. Novembro e dezembro são decisivos, com a realização das principais competições de basquete no Rio Grande do Sul, exceto em Porto Alegre, onde as ligas acontecem em outra época do ano.
Segundo o presidente do BBC, Paulo Thompson Flores, a equipe está focada nos treinos. "Na realidade, nós estamos em treinamentos intensivos com a categoria adulta, porque, especialmente em novembro e dezembro, acontecem as principais ligas de basquete no Rio Grande do Sul, tirando a de Porto Alegre, que é em outra época do ano. Então, a equipe está em treinamentos. Neste ano, já realizamos nove partidas com o título da Liga Sul e são nove vitórias", destaca.
Além do sucesso da equipe adulta, as categorias de base do clube também seguem no páreo. "Todas as nossas categorias que disputam o estadual, o Sub-13, o Sub-14, o Sub-16 e o Sub-19, continuam em treinamentos. O nosso Sub-19 já está classificado de forma inédita para os play-offs, algo que acontece pela primeira vez desde que o BBC retornou às atividades em 2017", afirma Flores.
A categoria Sub-14 ainda tem possibilidade de classificação. "O Sub-14 mantém a chance real de se classificar, embora seus jogos já tenham terminado. Vai depender dos resultados de outras equipes", explica o presidente.
Já no Sub-13, a equipe chegou viva até a última rodada, mas um jogo decisivo contra o Corac impediu a classificação. "Chegamos a última rodada com chances, e se tivéssemos vencido o Corac, nos classificaríamos para as finais de forma inédita. No entanto, fomos imensamente prejudicados pela arbitragem, tanto nas decisões quanto nas atitudes. O departamento jurídico do BBC, pela primeira vez em oito anos, não ficou calado e estamos utilizando o rito legal da Justiça Desportiva para tentar dar prosseguimento à causa", antecipa.
A categoria Sub-16, por sua vez, foi desclassificada após lesões de dois jogadores importantes. "No basquete, perder dois jogadores principais afeta muito a equipe", comentou Paulo.
{AD-READ-3}Apesar das dificuldades, o BBC continua focado na formação de novos talentos. As escolinhas de basquete seguem ativas, com aulas para crianças de 7 a 10 anos. "Continuamos com nossas escolinhas. Temos atividades pela manhã, às terças e quintas, às 9h30, no ginásio Militão, e às quartas-feiras, às 10h, no ginásio do Sesi. É uma oportunidade para descobrir novos talentos", conclui.
A participação do BBC no Campeonato Estadual é viabilizada mediante Programa Pró-Esporte RS Ano III, financiado por Germani Alimentos e Supermercados Nicolini.