Saúde
Atividade física é aliada da saúde cerebral, garante neurologista
João Eduardo Bastianello: “Movimentar-se é essencial não apenas para o corpo, mas também para a mente”
por Viviane Becker
A atividade física é uma grande aliada da saúde cerebral, trazendo benefícios que vão muito além do condicionamento físico. Segundo o neurologista João Eduardo Bastianello, exercícios de intensidade moderada são fundamentais para o aprimoramento de funções cognitivas essenciais, como percepção, memória, atenção e linguagem.
Além desses efeitos positivos sobre a cognição, a prática regular de exercícios promove um humor mais positivo, reduz a ansiedade e atua como um fator protetor contra transtornos mentais e o declínio cognitivo. "Os exercícios fortalecem o corpo, sendo cruciais para a saúde mental ao longo da vida", destaca Bastianello.
Estudos revelam que a atividade física também apresenta benefícios significativos no tratamento de demências, como a doença de Alzheimer, e no manejo de condições como declínio cognitivo leve, esquizofrenia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Bastianello é neurologista pelo Hospital São Lucas da PUCRS e especialista em Doenças Cérebrovasculares (AVC) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com atendimento mensal na Clínica Singular, em Bagé.
{AD-READ-3}