Urcamp
Mostra de Iniciação Científica Júnior mobiliza estudantes da Metade Sul na Urcamp
por Redação JM
A 17ª Mostra de Iniciação Científica Júnior (MIC Jr.) movimentou o Campus Central da Urcamp nesta sexta-feira, 18, com alunos dos Anos Finais e Ensino Médio, durante os turnos da manhã e tarde. O evento, que integra a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), contou com a apresentação de mais de 80 trabalhos de pelo menos 40 escolas das redes pública e privada, abrangendo diversas cidades da metade Sul do Rio Grande do Sul, como Bagé, Aceguá, Dom Pedrito, Hulha Negra, São Gabriel, Santana do Livramento, Caçapava do Sul, Alegrete, além de outros municípios das regiões da Campanha Gaúcha e Fronteira Oeste.
O principal objetivo da MIC Jr. é incentivar a produção científica no Ensino Fundamental e Médio, criando oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e inovação desde cedo. A professora doutora Clarisse Ismério, organizadora do evento, ressaltou a importância dessa iniciativa, destacando que o evento envolve tanto os estudantes dos colégios da Urcamp quanto das escolas de Bagé e região. "Esses alunos se organizam para apresentar projetos científicos, o que é uma proposta inovadora desde o início, quando a mostra fazia parte do Congrega", explica.
Ela acrescentou que, ao conquistar sua independência dentro da Feira de Ciência e Tecnologia, a MIC Jr. ganhou ainda mais protagonismo. "Estimulando a ciência desde os anos finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os alunos chegam mais preparados ao ensino superior. Muitos dos meus alunos, assim como estudantes de escolas públicas e privadas, têm se destacado, o que demonstra o crescente investimento na iniciação científica, especialmente no ensino público", completa Clarisse.
Entre os trabalhos apresentados, chamou a atenção o projeto da Escola Carlos Kluwe, onde alunos do 1º ano do Ensino Médio construíram um carrinho movido a sucata. O grupo, formado por Pedro Silveira Moreira, Pedro Henrique Barboza da Silva, Stehefany Coelho Pinto e Péterson Peres de Oliveira, desenvolveu o veículo com materiais recicláveis. Segundo Pedro Silveira, a construção do carrinho foi uma experiência de grande aprendizado. “"Usamos materiais como porta de guarda-roupa, carcaça de motor elétrico de criança e rodas de bicicleta. Trabalhamos conceitos de movimento retilíneo, velocidade média e aceleração, além de desenvolver nossa capacidade de pensar em soluções práticas para os desafios do projeto", contextualiza.
O grupo enfrentou dificuldades técnicas, como a falta de força da bateria inicial, e acabou utilizando uma bateria de trator emprestada por um colega. “Foi um desafio montar a estrutura, mas, com a ajuda de uma parafusadeira e muita criatividade, conseguimos deixar o carrinho firme e funcional”, afirma o estudante.
A Mostra também foi uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos. Pedro Costa, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Espírito Santo, participou pela primeira vez e elogiou a iniciativa: "É uma experiência enriquecedora, não só pelo meu próprio trabalho, mas também pelo contato com outros projetos e pela troca de ideias que só eventos como este proporcionam", destacou.
Aluna do quarto ano do curso técnico em Agropecuária do IFSul, Gabriela Soares destacou a importância do espaço para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. “É um evento que nos permite apresentar nossos projetos e trocar ideias com outros participantes. Isso fortalece nosso aprendizado e nos motiva a continuar pesquisando”, salienta.
A MIC Jr. é um marco para a iniciação científica na região, incentivando jovens estudantes a se envolverem em projetos inovadores e experimentais, que promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas futuras carreiras. Abaixo, segue a lista dos vencedores da 17ª edição do evento.
Lista dos vencedores da 17ª MIC Jr.:
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º – Comportamento materno de ovinos – Ana Beatriz Amaral (autor), Rosele Fialho Gonçalves Vieira (orientadora) – Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito
2º – Abelhas x Defensivos fitossanitários: uma integração entre agricultura e apicultura – Bolivar Prado Fagundes, Jamilly Da Silva Brites, Kainã Severo Fagundes (coautores); Tais Slim (orientadora) - Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito
3º – O tensiômetro como uma tecnologia social de baixo custo - Vitória Cardoso Mirazzo, Tais Slim e Daniela Dutra Jecquis (coautores); Rute Elena Alves de Souza (orientadora) - Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito
COLÉGIOS URCAMP
1º - Bioinsumos e Integração lavoura-pecuária–floresta - Renan Broglio e Flávia Segabinazzi (coautores); Ivana Rosso (orientadora) – Colégio Raymundo Carvalho Urcamp Alegrete
{AD-READ-3}2º – A influência antrópica em desastres ambientais agravadores de doenças humanas: reflexões e ações realizadas por aluna de Ensino Médio – Manuela Vitória Michelon Vione (autora) e Jaqueline Miranda Pinto (orientadora) – Colégio da Urcamp São Gabriel
3º- “Churrasco e bom chimarrão”: benefícios do chimarrão e impactos do consumo de carne vermelha na saúde – Bernardo Lopes (autor) e Jaqueline Miranda (orientadora) – Colégio da Urcamp São Gabriel