Urcamp
Passeio do Patrimônio Cultural destaca história local de Bagé
por Redação JM
Dentro da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Urcamp, o Passeio do Patrimônio Cultural de Bagé ofereceu aos participantes uma experiência imersiva na história local. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), a atividade contou com o apoio logístico da empresa Anversa, que providenciou o transporte até os pontos de visita.
O passeio teve início na Praça Silveira Martins, no centro histórico de Bagé, e apresentou três diferentes roteiros a serem explorados a pé, cada um revelando aspectos distintos da formação e evolução da cidade. O primeiro roteiro, “Origens de Bagé”, focou nas primeiras construções e traçados urbanos, levando os participantes até a Catedral de Bagé. O segundo, “Prédios Públicos”, percorreu a Avenida 7 de Setembro, destacando edifícios que simbolizam o desenvolvimento administrativo e cultural. Já o terceiro, “Passeio dos Palacetes”, enfatizou as construções da avenida Marechal Floriano e terminou com uma visita à Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.
Pró-reitora adjunta de Ensino da Urcamp e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marília Barbosa ressaltou a relevância do projeto para a conscientização sobre a preservação cultural. "O Passeio do Patrimônio foi lançado na Feira do Livro de 2023, pela Secretaria Municipal de Educação. Os participantes receberam um folder com o mapa do roteiro, que inclui um QR Code, permitindo o acesso a informações detalhadas sobre os 22 prédios catalogados. Com esse material, o passeio se torna auto-instrutivo, permitindo que qualquer pessoa explore sozinha, no seu tempo, os principais pontos da cidade”, aponta.
O projeto também contou com a colaboração da arquiteta Taniéli Feijó de Souza e da professora Gladis Carolina Barcellos Saavedra.