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Urcamp

Mostra de Iniciação Científica Júnior reúne mais de 70 pesquisas na Urcamp

Evento mobilizou estudantes de escolas das regiões da Campanha e Fronteira Oeste

Em 18/10/2024 às 21:11h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Mostra de Iniciação Científica Júnior reúne mais de 70 pesquisas na Urcamp | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Collares conduziu evento e avaliou trabalhos expostos | Foto: Felipe Valduga

A Mostra de Iniciação Científica Júnior (MIC Júnior) organizada pela Urcamp mobilizou, ao  longo de sexta-feira, 18 de outubro, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma agenda que visa promover a inserção de alunos do Ensino Médio no universo acadêmico. Foram apresentados, na oportunidade, mais de 70 trabalhos, desenvolvidos por estudantes de diferentes municípios da região.

O professor doutor Guilherme Collares, pró-reitor de Inovação, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Urcamp e responsável pela condução do evento, destacou o aumento da participação dos alunos. "Tivemos mais de 70 trabalhos sendo apresentados, não apenas por alunos da Urcamp, mas também por estudantes de escolas de Bagé e de municípios vizinhos. O crescimento da MIC Júnior é notável, o que reflete o engajamento das escolas e a relevância da iniciação científica no ensino médio", comentou.

Entre os destaques da edição, o Colégio Raymundo Carvalho, de Alegrete, apresentou 10 pesquisas selecionadas de sua própria mostra científica interna. A diretora da escola, Giciéli Hohemberger Barúa, ressaltou a importância da participação na Urcamp. "Na semana passada, realizamos a 16ª edição da nossa mostra no colégio, com 350 alunos. Selecionamos 30 deles para virem a Bagé e apresentarem seus trabalhos. A iniciação científica faz parte do DNA do colégio e acreditamos que é um diferencial importante para os alunos quando ingressarem no ensino superior", afirmou a diretora.

O evento, além de proporcionar a troca de experiências entre os alunos e a exposição de suas pesquisas, também inclui uma avaliação criteriosa dos trabalhos, que são analisados por professores da Urcamp. "Os trabalhos são avaliados presencialmente por nossos professores e, ao final do evento, os melhores serão premiados", explicou Collares.

Para os alunos, a participação no evento é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. "É a nossa primeira vez em Bagé e estamos achando muito legal ver o trabalho de outras escolas. Cada um trouxe uma perspectiva diferente e isso nos incentiva ainda mais", disse Flávia Segabinazzi, uma das alunas do Colégio Raymundo Carvalho, que apresentou um projeto sobre bioinsumos e a integração entre lavoura, pecuária e floresta ao lado dos colegas Davi Fantinel, Antônio Varallo e Renan Broglio.

A estudante Luana Aquino, também do Colégio Raymundo Carvalho, expôs o projeto Modalidades da patinação artística sobre rodas. “Eu trabalho com isso, é o meu sonho de trabalhar, de competir profissionalmente. Aqui no Rio Grande do Sul não tem muito reconhecimento da patinação artística. Eu tenho 17 anos e comecei em 2019, com 12 anos, a patinar. No início para mim era só uma diversão, lazer, aí depois, surgiu essa vontade de eu competir. Minha primeira competição foi em 2021, que eu fui na categoria estreantes, que agora é aprendiz e já na primeira vez fiquem em segundo lugar, fiquei muito feliz”, relatou ao frisar que o objetivo da pesquisa foi falar sobre patinação e mostrar as modalidades. “Falar, explicar sobre, dizer também os benefícios que traz, e trazer mais reconhecimento por esse esporte, que como qualquer outro esporte, tem que ser reconhecido, tem que ser valorizado. E é muito divertido”, enfatiza a estudante.

Os alunos Helena dos Santos Cruz e Antônio da Costa Izate, também do Colégio Raymundo Carvalho, por sua vez, apresentaram um trabalho sobre musicoterapia aliada na regulação emocional. Helena explicou que o tema foi escolhido porque aborda questões do dia-a-dia deles. “Nós dois gostamos de ouvir música e a gente sente um pouco relaxado. Então a gente quer falar um pouco da música no nosso cérebro, que esse foi o primeiro nome do nosso trabalho", disse ao destacar a intenção de trabalhar com crianças neurodivergentes. “Eu penso que eu quero trabalhar, porque nós dois somos neurodivergentes. Eu quero trabalhar com crianças que têm dificuldade de aprendizagem, que é o meu caso, então eu quero entender um pouco melhor e compreender, para poder ajudar elas”, relatou.

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Quem também marcou presença no evento foram os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos A. Kluwe. De acordo com a diretora, Glauce Coelho Vargas, 18 turmas da manhã, 17 da tarde e seis da noite foram conhecer os projetos e apresentar um trabalho. “Geralmente a gente traz turmas de terceiro, segundo ano, mas a gente também está pensando no primeiro ano, pois eles precisam conhecer a universidade, saber como é a dinâmica, os cursos, porque eles já vão se preparando para o seu futuro" disse ao completar: “Eu acho que essa parceria nossa junto com a Urcamp de trazer os alunos e eles se sentindo tão acolhidos e prestigiando, os trabalhos das outras escolas também, essa troca é maravilhosa. Eu acho que isso só vem a contribuir para a educação".

A MIC Júnior reafirma o compromisso da Urcamp com o desenvolvimento acadêmico e científico desde o ensino médio, incentivando os jovens a se familiarizarem com a metodologia científica e a buscarem aperfeiçoamento contínuo.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º – Comportamento materno de ovinos – Ana Beatriz Amaral (autor), Rosele Fialho Gonçalves Vieira (orientadora) – Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito

2º – Abelhas x Defensivos fitossanitários: uma integração entre agricultura e apicultura – Bolivar Prado Fagundes, Jamilly Da Silva Brites, Kainã Severo Fagundes (coautores); Tais Slim (orientadora) - Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito

3º – O tensiômetro como uma tecnologia social de baixo custo - Vitória Cardoso Mirazzo, Tais Slim e Daniela Dutra Jecquis (coautores); Rute Elena Alves de Souza (orientadora) - Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito
 
COLÉGIOS URCAMP
1º - Bioinsumos e Integração lavoura-pecuária–floresta - Renan Broglio e Flávia Segabinazzi (coautores); Ivana Rosso (orientadora) – Colégio Raymundo Carvalho Urcamp Alegrete

2º – A influência antrópica em desastres ambientais agravadores de doenças humanas: reflexões e ações realizadas por aluna de Ensino Médio – Manuela Vitória Michelon Vione (autora) e Jaqueline Miranda Pinto (orientadora) – Colégio da Urcamp São Gabriel

3º- “Churrasco e bom chimarrão”: benefícios do chimarrão e impactos do consumo de carne vermelha na saúde – Shteffani Rodrigues (autora), Bernardo Lopes (co-autor) e Jaqueline Miranda (orientadora) – Colégio da Urcamp São Gabriel

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