Urcamp
Semana de Ciência e Tecnologia mobiliza estudantes e troca de experiências na Urcamp
por Melissa Louçan
Estudantes do curso Técnico de Mecânica da Escola Frei Plácido, que se destacaram no Human Exploration Rover Challenge da NASA, foram um dos convidados a compartilharem suas experiências durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada, em Bagé, pelo Centro Universitário da Região da Campanha. Os alunos participaram da competição internacional em Huntsville, Alabama, em 2023 e 2024, e dividiram um pouco dos seus conhecimentos nesta quarta-feira, dia 16, no Salão de Atos.
Sofia Cuadros Oliveira, uma das participantes do desafio da NASA, destacou, em entrevista ao Jornal Minuano, a relevância de eventos que promovem a iniciação científica e relatou como foi a experiência de participar da atividade duas vezes: “A primeira vez que participamos estávamos deslumbrados. Da segunda, foi uma confirmação do nosso esforço. Superamos nossas expectativas”, disse. Para Sofia, iniciativas como a Semana de Ciência e Tecnologia são fundamentais para engajar os alunos na produção científica, mostrando que a ciência pode ser feita em qualquer lugar.
Outro participante, Bernardo Flores Freitas, também compartilhou sua experiência internacional, após apresentar um projeto de um navio movido a energia nuclear na Rússia. A palestra, que contou com a presença de estudantes do Ensino Médio e Fundamental, trouxe um olhar sobre o fazer e a inovação tecnológica no contexto escolar.
Feira das Profissões
Enquanto isso, a Feira das Profissões - cuja programação acontece de forma concomitante com a Semana - também atraiu atenção dos visitantes. Christopher Machado e Thauan Santana, estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Justino Quintana, exploraram os diferentes estandes do evento. Machado destacou seu interesse pelo curso de Direito, enquanto Santana preferiu os trabalhos expostos pela Engenharia Civil. “Foi o que mais gostei, porque tem a ver com o curso que pretendo fazer, que é Engenharia Automotiva”, afirmou.
Pelos corredores do prédios central da Urcamp, a extensa programação, que prossegue até o sábado, promete uma elevada gama de possibilidades a quem busca adquirir conhecimentos e visualizar, na prática, as variadas possibilidades dos cursos oferecidos pela Instituição de Ensino Superior.
Rafaela Garcia, acadêmica de Biomedicina, atua na recepção dos visitantes no estande de sua área e ressaltou a importância da Feira para os estudantes do Ensino Médio. “É uma oportunidade de dar um norte para os alunos decidirem o que cursar. Mostramos as diversas possibilidades que cada carreira oferece”, disse.
A presidente da Fundação Attila Taborda, professora Dra. Mônica Palomino, celebrou o sucesso da feira e a presença da comunidade: “Está sendo uma experiência incrível, como sempre, receber a comunidade, abrir nossas portas para mostrar toda a pesquisa e trabalho que fazemos aqui na Urcamp”.
Já o professor Dr. Guilherme Collares, pró-reitor de Inovação da Urcamp e responsável por conduzir a Semana de Ciência e Tecnologia, destacou a participação de mais de dois mil alunos de 40 escolas da região, oriundos de cidades como Caçapava, Lavras do Sul, Alegrete e Livramento - o que deve ainda ser ampliado, já que a estimativa do evento é impactar até 20 cidades.
{AD-READ-3}Além da programação acadêmica, a Semana de Ciência e Tecnologia inclui atividades como o BioUrcamp, o Cineclube e a Mostra de Iniciação Científica Jr., com 70 trabalhos inscritos, além de visitas guiadas a patrimônios históricos e uma visita ao Rincão do Inferno.