Eleições 2024
Em Bagé, candidatos mais jovem e mais idoso marcam a diversidade nas urnas
por Alana Portella Gonçalves
As eleições municipais de Bagé em 2024 trouxeram uma diversidade de perfis entre os candidatos, refletindo o compromisso democrático da cidade. Entre os participantes, destacaram-se dois extremos: o mais jovem, Kainã Morales (União), de 19 anos, e o mais velho, Sapiran Brito (PDT), que completou 80 anos apenas dois dias antes da votação. Com mais de 60 anos de diferença entre ambos, os candidatos possuiam um objetivo em comum: representar a sua comunidade.
Sapiran Brito, que comemorou seu aniversário dois dias antes do pleito, recebeu 130 votos. Em entrevista, ele destacou a importância de continuar participando ativamente do processo eleitoral, mesmo com a idade avançada. "Eu devo dizer que é mais um momento de tantas emoções que tenho vivido na vida em função de eleições. Eu amo a urna, voto e democracia", afirmou.
Brito também reforçou a responsabilidade cívica de votar: "O que estou fazendo hoje, talvez seja a única coisa que eu possa ser exemplo para alguns que se acham velhos e não querem votar. É um grande erro, porque mais do que um direito, temos o dever de participar”, cita.
Por outro lado, Kainã Morales, do União, foi o mais jovem candidato, somando 76 votos. Ao ser questionado sobre sua participação, ele expressou a importância da representatividade jovem no cenário político. "É uma honra ser o mais novo. Fui convidado para representar a juventude desta cidade, e é muito gratificante, pois precisamos ter uma voz jovem dentro da câmara de vereadores", disse Kainã, evidenciando seu compromisso com a renovação política.
Ambos candidatos, que não foram eleitos pelo quociente partidário, permanecem como suplentes à vaga de vereadores na Câmara Municipal de Bagé.