Saúde
Hospital Universitário produz vídeos para capacitar funcionários sobre higiene e descarte de resíduos
por Alana Portella Gonçalves
O Hospital Universitário da Urcamp lançou uma nova etapa de capacitação para seus funcionários, focando em práticas essenciais de higiene, descarte correto de resíduos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A ação é parte de um projeto contínuo para reforçar a segurança no ambiente hospitalar, produzida em forma de videoaulas.
A capacitação inclui três vídeos educativos produzidos e editados pelo professor do curso de jornalismo da Urcamp, Jeferson Vainer, com idealização da Enfermeira Juliana Tarouco Severo e participação do enfermeiro William Rodrigues, ex-aluno da Urcamp e atualmente enfermeiro no HU Bagé. Os audiovisuais, que fazem parte de um treinamento mais amplo, serão usados regularmente na integração de novos colaboradores.
O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou a importância da ação. "Essa capacitação reflete o compromisso contínuo da Urcamp e do HU Bagé com a formação de profissionais e a promoção de um ambiente seguro. Estamos trabalhando juntos para garantir a qualidade no cuidado com a saúde", afirmou Cassão. Já o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Guilherme Collares, destacou o papel dos vídeos na conscientização dos colaboradores. "Esses materiais não apenas orientam, mas também integram nossos ex-alunos, como o William, que hoje atua como enfermeiro no hospital, em um ciclo de aprendizado e prática contínuos", comentou.
Leandro Machado de Deus, diretor Administrativo do HU Bagé, reforçou a relevância das práticas abordadas. "O uso de EPIs, a lavagem correta das mãos e o descarte adequado de resíduos são fundamentais para garantir a segurança de todos. Esses vídeos trarão informações claras e diretas para todos os nossos funcionários", concluiu. A enfermeira Juliana, que também participou do projeto, destacou a eficácia dos vídeos. "Com apenas dois minutos cada, eles vão direto ao ponto, garantindo que as informações sejam absorvidas de forma rápida e eficaz, e serão reutilizados por muitos anos", comentou.