Eleições 2024
"Trabalhei muito para que isso pudesse se tornar uma realidade", diz Lelinho
Com 5.666 votos, petista se tornou o vereador mais votado da história para a Câmara de Bagé
por Redação JM
Com 5.666, mais de 9% dos votos válidos, o vereador Lelinho Lopes, do PT, se tornou o parlamentar eleito com maior número de votos, em Bagé, após a redemocratização, ultrapassando a votação recorde anterior, que pertencia a Adriana Lara, registrado em 2006, quando ela recebeu 4.085 votos.
Em 2020, o médico Ruben Dario Salazar Arias, do PT, foi o vereador mais votado, com 2.635 votos. Entre os vereadores eleitores com maiores votações, Ruben foi o primeiro, desde o pleito de 2008, a não ultrapassar os três mil votos. Em 1988, Antônio Fayad contabilizou o maior número de votos, totalizando 1.427. No pleito de 1992, Fayad ampliou a votação, alcançando 1.660, encerrando as eleições novamente como o mais votado. Nas eleições de 1996, Luis Augusto Lara ultrapassou a marca dos dois mil votos, alcançando 2.147. Em 2000, a maior votação foi de Sonia Leite, que totalizou 1.923. No pleito de 2004, Dudu Colombo alcançou 2.731 votos. Adriana Lara contabilizou 3.005, mas não foi eleita, por conta do quociente partidário. Em 2008, Adriana foi novamente a mais votada, mas, desta vez, garantiu a eleição, com 4.085. A votação ainda não foi superada. No pleito de 2012, Divaldo Lara chegou perto, alcançando 3961 votos. Ramão Bogado (Bocão) totalizou 3837, em 2016.
“Eu trabalhei muito para que isso pudesse se tornar uma realidade, eu estou na minha sétima eleição e atingi uma história de ser o vereador do PT com mais mandatos na história do partido, que nunca teve ninguém com quatro mandatos, e tudo graças ao enfrentamento, o combate que eu fiz na câmara, o meu trabalho, as ações que eu vinha desenvolvendo ao longo do último período, e então fez que eu tivesse um crescimento político muito grande. O resultado da minha candidatura como deputado-federal também foi importante, e isso é fruto de uma caminhada, do objetivo que eu venho plantado ao longo da história, mostrando aquele cara que muita gente não acreditava que um dia pudesse ser vereador. Hoje, esse cara cresceu, amadureceu e mostrou que é possível fazer história na política”, analisou.
Lopes destaca que, com esse resultado, dá um passo importante e sobe esse degrau na política. “Estou fazendo uma história bonita, ainda tem muita coisa a ser feita ao longo do caminho e vou trilhar e a partir disso passos maiores para os próximos anos e para as próximas eleições. Agora vou contribuir muito com o novo governo do prefeito Mainardi para fazer com que a nossa cidade possa se transformar e a gente vire essa página triste da história”, finalizou.