MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Mais sete escolas de Ensino Médio terão tempo integral na região

Em 07/10/2024 às 14:18h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Mais sete escolas de Ensino Médio terão tempo integral na região | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Escola José Gomes Filho, de Bagé, passará a contar com o sistema | Foto: Divulgação

A partir de 2025, sete novas escolas estaduais de Ensino Médio que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) irão adotar o modelo de Tempo Integral. Esse modelo, implementado pela Secretaria da Educação, visa oferecer uma proposta pedagógica que atenda às necessidades dos alunos das escolas públicas estaduais.

O projeto será implantado de forma gradual nas seguintes instituições: Escola Estadual Cândida Corina Taborda Alves, em Dom Pedrito; Escola Estadual Gladi Machado Garcia e Escola Estadual Antônio José Lopes Jardim, ambas em Caçapava do Sul; Escola Estadual Barão de Aceguá, em Aceguá; Escola Estadual Manoel Lucas de Oliveira, em Hulha Negra; Escola Estadual José Gomes Filho, em Bagé; e Escola Estadual Dr. Bulcão, em Lavras do Sul.

O diretor da Escola Manoel Lucas de Oliveira, Ciríaco Silva Dutra, descreveu a mudança como positiva para a instituição. Segundo ele, durante a reunião com a comunidade, todos aceitaram a proposta com entusiasmo. “A decisão foi por aclamação. Todos concordaram que deveríamos adotar o modelo e ficaram muito satisfeitos. Tiraram dúvidas, fizeram várias perguntas sobre como seria, e saíram confiantes de que isso vai melhorar o ensino a partir de 2025”, relatou.

Na Escola Barão de Aceguá, a diretora Beatriz Silveira vê a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral como um desafio. No entanto, ela destacou que os investimentos do Governo do Estado têm colaborado significativamente para a melhoria das instituições. “Os investimentos estão ajudando a dar uma nova visibilidade à escola. Além disso, o apoio da 13ª CRE e da coordenadora, Miriele, tem sido fundamental. Sempre contamos com esse suporte, e acredito que será um sucesso”, afirmou.

Em Bagé, na Escola José Gomes Filho, a diretora Simone Habekost destacou que a instituição foi selecionada para a implantação do Tempo Integral no Ensino Médio devido ao desempenho no IDEB de 2023. “Ficamos surpresos com essa oportunidade. Quando apresentamos a proposta aos professores, todos ficaram empolgados, mas também ansiosos”, revelou Simone.

A mudança na matriz curricular será realizada de forma progressiva, começando em 2025 com as turmas do 1º ano do Ensino Médio. A expansão do Ensino Médio em Tempo Integral é uma ação prioritária da Secretaria da Educação (Seduc) para o período 2023-2026. O projeto busca atingir a meta do Plano Nacional de Educação, que prevê que, até 2026, 50% das escolas de Ensino Médio da rede pública adotem o modelo integral, com 25% dos alunos matriculados nessa modalidade. Serão oferecidas 9 horas de aulas diárias, com uma matriz curricular própria de 1.500 horas anuais, totalizando 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio.

{AD-READ-3}

A iniciativa coloca o estudante e seu projeto de vida no centro do modelo pedagógico, incluindo, além da Formação Geral Básica, componentes como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais, Protagonismo Juvenil, Estudos Orientados, Iniciação Científica, Itinerários Formativos, práticas experimentais multidisciplinares e aprofundamento em componentes eletivos escolhidos pelos alunos. Também serão oferecidas quatro refeições diárias para garantir a permanência dos estudantes na escola ao longo do dia.

O Ensino Médio em Tempo Integral começou a ser implementado na região em 2023. As primeiras escolas contempladas foram: Luiz Mércio Teixeira, Justino Costa Quintana e Luiz Maria Ferraz (CIEP), em Bagé; Getúlio Dornelles Vargas (CIEP), em Dom Pedrito; Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), em Candiota; e Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br