Eleições 2024
Peti garante reeleição com 84,77% dos votos em Aceguá
por Redação JM
O prefeito Marcus Aguiar (Peti), do PSDB, garantiu a reeleição em Aceguá, com 84,77% do votos válidos, totalizando 2.549. O resultado representa 100% das urnas apuradas.
O prefeito reeleito lidera a coligação “Aceguá Segue em Frente”, composta por Podemos, PL, MDB, Progressistas, PSD, PSDB e Cidadania. Pedro Anildo, do Podemos, é o candidato a vice-prefeito.
O candidato Glécio dos Santos Rodrigues, que disputava a Prefeitura pelo PT, totalizou 458 votos. A chapa, que concorria sem coligação, tem Hélio Oliveira Machado (Toco) como postulante a vice-prefeito.
Peti defende uma plataforma centrada em infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento econômico, com um compromisso de transparência e eficiência na administração pública.
Em entrevista ao Jornal Minuano, o prefeito reeleito destacou um acordo com a Corsan para retomar as obras de saneamento em 2025 e prevê a pavimentação de praticamente toda a cidade até 2028, com a eliminação de estradas de chão, mencionando a parceria com a usina de asfalto de Bagé para avançar nas obras.
Na educação, o candidato enfatizou a formação contínua de professores para melhorar a qualidade do ensino. Ele destacou que Aceguá já possui bons índices do Ideb e promete continuar investindo em recursos e capacitação para garantir um padrão de ensino de qualidade.
Peti adiantou que, na segunda gestão, planeja atrair investimentos para Aceguá, especialmente no setor de turismo e comércio, aproveitando a localização estratégica da cidade na fronteira. O prefeito reeleito se comprometeu a continuar investindo na saúde, destacando um investimento significativo no Hospital da Colônia Nova e a ampliação dos serviços de saúde, incluindo o aumento do número de médicos na unidade básica.
{AD-READ-3}Na administração pública, Peti adiantou que pretende modernizar a administração municipal, mantendo a transparência e tentando reduzir a burocracia, destacando o compromisso de agilizar processos dentro das limitações que existem.
Peti também defende a proposta de desenvolver um canteiro central e criar um museu para atrair mais turistas, solicitando o apoio da comunidade para realizar esses projetos e continuar o desenvolvimento de Aceguá.