Eleições 2024
Mainardi vence eleição em Bagé
por Redação JM
Luiz Fernando Mainardi, 63 anos, vai governar Bagé a partir de janeiro de 2025. Eleito neste domingo, com 51% dos votos válidos, o candidato do PT é formado em Direito. O prefeito eleito liderou a chapa ‘Bagé de todos com a força do povo’, composta por Podemos, Avante, PSB e a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
Mainardi exerce o cargo de deputado estadual e já foi prefeito de Bagé duas vezes, entre 2001 e 2008. Também foi secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, no governo de Tarso Genro, deputado federal e vereador em Bagé. O vice-prefeito eleito pela chapa é o empresário Gilberto Alagia, do Podemos.
Em sua campanha, Mainardi manifestou a intenção de reconstruir a cidade em diversos aspectos, desde a infraestrutura até a moralidade na gestão pública, com um forte apelo à participação e ao apoio da comunidade.
Em entrevista ao Jornal Minuano antes da eleição, o prefeito eleito enfatizou a necessidade de reorganizar a cidade. Ele promete combater a corrupção, Na saúde, propôs recuperar a atenção básica, reestruturar a UPA e o SAMU, e garantir o fornecimento de médicos e medicamentos. Também planeja atuar em parceria com os governos estadual e federal para reduzir filas em consultas e cirurgias.
Na educação, Mainardi manifestou a intenção de ampliar a cobertura da educação infantil para 100% e requalificar as escolas e propôs a substituição das escolas cívico-militares por um modelo de educação em tempo integral, além de garantir a entrega de uniformes escolares em tempo hábil.
Na segurança pública, pretende fortalecer a Guarda Municipal e melhorar a integração com as polícias estaduais e federais, reativando um gabinete de gestão integrada para segurança.
No campo do meio ambiente, o prefeito eleito propõe a recuperação dos arroios da cidade e a conclusão de obras de esgoto deixadas pela administração anterior, com foco em reduzir a poluição.
Mainardi quer desenvolver um plano de mobilidade que inclua a recuperação de vias urbanas e a promoção do uso de bicicletas. Ao Jornal Minuano, adiantou a intenção de restaurar as estradas vicinais e a manutenção de ruas, aproveitando recursos já disponíveis.
{AD-READ-3}No terreno do saneamento básico, Mainardi planeja atender às metas de universalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto, enfatizando a necessidade de competência na execução de projetos. Questionado sobre o fim dos cargos de confiança, o prefeito eleito defendeu a reestruturação da administração, mencionando a importância dos postos para a governabilidade.