Eleições 2024
Eleitores com voto facultativo destacam motivos para votar
por Priscila Petrecheli
Neste domingo, dia 6 de outubro, cerca de 91,5 mil eleitores bajeenses puderam ir às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. Entretanto, pessoas com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos têm o direito, mas não o dever de votar, podendo escolher se irão ou não: ou seja, o voto é facultativo. Mas o que leva a essas pessoas irem às urnas apesar da não obrigatoriedade do voto?
Para Helena dos Santos Esmério, 85 anos, aposentada, o motivo de comparecer na eleição é por acreditar ser um dever como cidadã. “Nunca passei um ano sem votar, é uma obrigação, um dever da gente”, fala. Ela conta que, embora tenha dificuldade de locomoção devido a um problema na perna, nunca perdeu de votar em uma eleição.
O exemplo de Helena vem de família e ela recorda de sua tia ao falar sobre o voto. “Tive uma tia que morreu com quase 100 anos e era a primeira que estava na porta para votar”, recorda.
Maria Clara Rosa da Silva, 17 anos, estudante, conta que é sua primeira eleição. Para ela, a motivação é a vontade de ver mudanças nas coisas que a incomoda na cidade. “Eu acho que cada um tem essa vontade de poder escolher. Se nós temos essa oportunidade, a gente deve vir votar porque é um jeito de ver melhora naquilo que nos incomoda”, conclui.