Região
Rede de internet 5G alcança municípios da região
Serviço foi disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz
por Redação JM
Operadoras de telefonia móvel que atuam em Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Hulha Negra podem solicitar o licenciamento e a ativação de estações para internet 5G. O serviço foi disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz nestes municípios.
A liberação das faixas, na prática, não garante que as redes serão instaladas automaticamente nos municípios. O funcionamento do serviço, conforme destaca a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depende do planejamento individual de cada operadora. E para usufruir do 5G, é necessário usar um aparelho com suporte e ter assinatura do serviço junto à operadora.
O 5G standalone, também conhecido como rede 5G pura, é uma inovação tecnológica que traz uma nova arquitetura de transmissão de dados móveis, independente da rede de 4G existente anteriormente. Os usuários podem acessar altas taxas de transmissão de dados, com baixo tempo de resposta, o que viabiliza uma série de avanços como automatização de serviços e da indústria, por exemplo.
Vinte e três estados estão com todos os municípios liberados. A lista inclui Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhã, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.