Região
Cinecamp celebra 10 anos de arte e educação no Colégio Urcamp Ierecê Lins
Festival é considerado evento institucional da Instituição de Ensino
por Redação JM
O Colégio da Urcamp Ierecê Lins, em Santana do Livramento, foi palco de mais uma emocionante abertura do Cinecamp, que celebrou sua décima edição com brilho e muita criatividade. O evento oferece uma mostra da produção audiovisual de alunos da escola e de outras instituições que já se tornou tradição no município. Apresentado como um festival, ele traz à tona a paixão pela sétima arte e o poder da educação através do cinema. Professores, alunos e comunidade se reuniram para marcar a data simbólica, comemorada na noite de quinta-feira, 26, e celebrar o impacto transformador que o Cinecamp tem tido ao longo dos anos.
A diretora do colégio, Dionéia Macedo, uma das grandes incentivadoras do evento, enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento estudantil e pessoal dos alunos: “O Cinecamp valoriza os educadores e desafia os alunos a participar da produção cinematográfica realizando os curtas. Com a décima edição, é possível desenvolver uma educação viva e consciente”, destacou.
O pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Moreira, reforça: “a gente se constrói enquanto ser humano também aprendendo com as nossas referências”. Ele ainda frisou que celebrar os dez anos do Cinecamp é uma marca importante, reconhecendo a solidez de um evento que permanece vivo por tanto tempo.
O professor do curso de Jornalismo da Urcamp, Jeferson Vainer, ressaltou a simbologia da data e o impacto do Cinecamp na trajetória da escola: “Fazer parte da abertura de um evento tão icônico, numa data simbólica de dez anos, é um momento de reconhecimento, alegria e vitória da arte e da educação”. Vainer foi convidado para fazer a abertura do Cinecamp com a exibição do curta-metragem "Os Ausentes", vencedor da Mostra Regional do XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, de Bagé.
Entre os alunos, a empolgação era evidente. O estudante João Victor destacou o quanto o evento contribui para a compreensão pessoal: “Quem aprecia a arte encontra um espaço para se entender também”. Já a sua colega, Júlia Bopp, em sua primeira edição de Cinecamp, revelou o poder transformador do cinema: “É como se o cinema ligasse uma chave na nossa mente e a gente conseguisse ver um mundo diferente”.
Com cada edição, o Cinecamp não só enriquece o currículo escolar, mas desperta novas perspectivas, oferecendo aos jovens uma oportunidade única de se expressarem e desenvolverem uma visão crítica e criativa da sociedade. E agora, com dez anos de história, o evento segue firme, abrindo caminho para muitos outros anos de sucesso e impacto cultural. A mostra competitiva tem 36 filmes no total e começa amanhã, a partir das 8h30min no prédio da Unipampa - Livramento. A décima edição do CineCamp alcança a marca de 180 alunos/artistas envolvidos nos projetos de audiovisual.
Escolas com representantes
- Colégio da Urcamp de Dom Pedrito, Ruy de Souza Krause
- IFSUL Binacional
- Colégio Santa Teresa de Jesus
- Instituto Livramento
- Escola Estadual Liberato Salzano Viera da Cunha
- Escola Estadual Alceu Wamosi
{AD-READ-3}- Escola Estadual Professor Chaves
- Colégio da Urcamp de Santana do Livramento Ierecê Lins.