Região
Temporal causa danos em residências de Candiota
por Jaqueline Muza
A forte tempestade que atinge a região desde segunda-feira causou inundações, destelhamentos e a queda de postes e árvores em Candiota. As equipes de socorro estão trabalhando para atender às emergências da população.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Candiota, Tiago Ferreira, as equipes estão nas ruas desde o início da tempestade. Ele explica que, embora grande parte do trabalho já tenha sido realizada, ainda há muitas demandas a serem atendidas, principalmente nas localidades da Vila Operária e São Simão. "Ainda temos bastante trabalho, mas estamos atendendo os chamados conforme chegam", afirmou Ferreira.
Segundo ele, a prioridade é resolver os problemas que apresentam maior risco. Um dos principais desafios são os postes caídos em pátios de residências, que podem oferecer perigo adicional aos moradores com o restabelecimento da energia elétrica. "Com os postes energizados, há risco para a população", destacou.
A chuva intensa também provocou alagamentos em várias residências, com pátios submersos e água invadindo as casas. Nesses casos, a Defesa Civil já acionou a Secretaria de Obras para inspecionar os bueiros e garantir o escoamento adequado da água, a fim de minimizar os danos. Além disso, medidas paliativas estão sendo adotadas para as residências mais afetadas. "Ainda estamos distribuindo lonas para algumas casas e entregando telhas de reserva", informou Ferreira.
A Defesa Civil atende pelos telefones (53) 3030-9634 ou 0800-090-2077.