MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Novo Programa busca reduzir a mortalidade materna e infantil no Brasil

Em 23/09/2024 às 07:01h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Novo Programa busca reduzir a mortalidade materna e infantil no Brasil | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo/MDS

O Ministério da Saúde reestruturou a antiga Rede Cegonha, agora chamada de Rede Alyne, com o objetivo de reduzir a mortalidade materna em até 25% até 2027. A iniciativa homenageia Alyne Pimentel, que faleceu grávida de seis meses em 2002, vítima de desassistência no município de Belford Roxo (RJ). O Brasil tornou-se o primeiro país a ser condenado em uma corte internacional por uma morte materna evitável, reconhecida como violação dos direitos humanos das mulheres ao acesso a uma maternidade segura.

Lançada em 2011, a Rede Cegonha tinha como objetivo ampliar o cuidado às mulheres durante a gestação e o parto, mas acabou sendo descontinuada. Agora, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de fortalecer essa rede para enfrentar os desafios históricos na assistência à gestante e ao bebê, especialmente entre a população em situação de maior vulnerabilidade social.

A Rede Alyne tem como foco a criação de um plano integrado entre as maternidades e o programa Saúde da Família, com a qualificação das equipes de atenção básica e a ampliação do Complexo Regulatório do SUS, incorporando uma equipe especializada em obstetrícia.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br