Urcamp
Cursos de Nutrição e Gastronomia capacitam servidoras merendeiras das EMEFs
por Redação JM
Com o objetivo de aumentar o teor nutricional das merendas escolares ao mesmo tempo em que se evita o desperdício de alimentos, os cursos de Nutrição e Gastronomia da Urcamp realizaram, na tarde da quarta-feira passada, dia 19, uma capacitação especial com mais de 30 servidoras merendeiras de todas as Escolas Municipais de Educação Fundamental de Bagé. O evento é o resultado de uma parceria da Urcamp com a Escola Municipal de Administração Pública, concentrando-se na área de atuação da Secretaria Municipal de Educação.
“Estamos possibilitando uma capacitação completa para as merendeiras voltada ao reaproveitamento de alimentos. O trabalho de hoje tem base no próprio cardápio utilizado na alimentação escolar. Então, a ideia é levar de volta para a escola estas propostas de alimentos saudáveis, reaproveitados e mais atrativos para os alunos”, argumenta a coordenadora do Departamento de Nutrição Escolar da SMED, Cibele Chaves. Quem liderou a aplicação das sete receitas, ofereceu as dicas de preparo e recomendações de rendimento foi a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Fernanda Dall’asta. “Nossa proposta é trabalhar com as servidoras dentro da realidade que elas têm à disposição nas escolas. Então é possível fazer aproveitamento integral de alimentos desenvolvendo receitas que sejam de fácil aplicação e aceitação. E a gente deixa estas receitas nutritivas aproveitando cascas, sementes e talos de vegetais. E deixa mais tratativas usando os corantes naturais”, informa Fernanda.
O resultado foi um desfile de pães nutritivos, coloridos naturalmente com beterraba, cenoura e tempero verde, pão de batata com casca, bolo de banana com cascas crocantes, cuca de maçã com casca, bolo de laranja com bergamota e cascas e uma torta rápida de liquidificador. A servidora merendeira da Escola Santos Dumont, Simone Polvora Soares, diz que aprendeu muito com a experiência. “Com essa capacitação nós vamos poder transformar os alimentos que já fazemos por hábito, agora também reaproveitando ao máximo para oferecer uma merenda mais gostosa. As cascas de alimentos que geralmente são desperdiçadas, a gente está aprendendo a reaproveitar, fazendo bolos, pães e tortas muito deliciosas”, avalia.
A coordenadora do curso de Nutrição, professora doutora Mônica Palomino, aprovou a parceria, informando que a atividade deve se estender. “Estamos com a turma das escolas do Ensino Fundamental. Vamos ter outra turma, agora voltada para todas as Escolas do Ensino Infantil”, antecipa.