MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Eleições 2024

“Temos que ter um olhar de respeito para a gestão pública”, afirma Tanira

Em 19/09/2024 às 13:58h

por Redação JM

“Temos que ter um olhar de respeito para a gestão pública”, afirma Tanira | Eleições 2024 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jaqueline Muza

A candidata Tanira Ramos, 54 anos, é vereadora. O postulante à Prefeitura de Hulha Negra pelo PL encabeça a única chapa formada por mulheres, na região. Ester Koester, do PL, é a candidata a vice-prefeita.

Na segunda entrevista da série produzida pelo Jornal Minuano, a postulante do PL apresenta propostas para áreas da saúde, educação e infraestrutura, destacando ações projetadas para a gestão municipal.

MINUANO – Por que decidiu disputar a eleição de 2024?

TANIRA - Estou no município há muito tempo. Trabalho na indústria há mais de 33 anos. Já faço parte desse município. Estamos com um mandato muito bom. Já trouxe para o município mais de R$ 500 mil em emendas parlamentares. E como a gente já vinha trabalhando para deputados do PL, surgiu a possibilidade de trazer a sigla para dentro do município. O que nós fizemos foi a coisa mais difícil, que é trazer uma nova sigla para o município. E hoje o PL é a sigla que mais tem filiados. Não sou base de governo, mas sempre trabalhei, durante o mandato, para trazer investimentos para dentro do município. E as pessoas começaram a perguntar porque eu não me candidatava ao Executivo. Me senti lisonjada quando comecei a escutar isso, e ao mesmo tempo desafiada. Conversei com a doutora Ester, que já foi vice-prefeita nesse município, que está na política muito tempo, para formar essa parceria. Viemos em chapa pura, duas mulheres.

 

MINUANO - Como pretende abordar as questões relacionadas à infraestrutura urbana, como a manutenção das vias públicas e a gestão do saneamento?

TANIRA - A questão da infraestrutura, principalmente estradas, acessibilidade nas estradas do interior, ela é muito demandada pela comunidade. Temos no nosso plano de governo duas linhas iniciais que precisamos atuar. A primeira é uma renovação do parque de máquinas. Precisamos também ter um cronograma de atividades. O município de Hulha Negra tem mais de 1.400 quilômetros de estrada. Sabemos que as estradas são como a casa da gente. A gente termina a construção e depois já tem que retomar lá na frente de novo. Então, é um trabalho contínuo, ele é incessante. Na questão da água, resta ao município fazer a tubulação Trigolândia até a sede do município. Água é a necessidade básica do ser humano e nós precisamos que isso ocorra de forma ágil e rápida. O nosso plano de governo prevê colocar em atividade a ETA. Temos um município que ainda não contempla 100% na zona urbana do seu saneamento básico e nós precisamos ter, sim, políticas públicas que realizem esse saneamento, porque assim como a água, que é saúde, que é vida, também o saneamento básico é saúde e é vida.

 

MINUANO - Como você pretende melhorar a cobertura e a qualidade dos serviços de saúde?

TANIRA - Temos uma unidade básica de saúde, não temos um hospital. Queremos abrir um posto de saúde 24 horas, de domingo a domingo, isso é fundamental pra nós, mas de forma coerente, venho aqui falar pra nossa comunidade e pra nossa região que de imediato será com o enfermeiro padrão, o técnico de enfermagem e o condutor de veículo de emergência. Não quer dizer que, com o passar do tempo, nós não vamos conseguir um plantão médico, mas nós precisamos ter coerência na nossa fala. Nós não estamos dizendo que já teremos um plantão médico 24 horas. Temos poucos médicos, poucos especialistas atendendo dentro do município, então vai ser um trabalho bem árduo dentro da Secretaria de Saúde, porque precisamos tornar atrativa essa questão de contratos com médicos e especialistas. Mas a solução passa também pela valorização e pela qualificação dos nossos profissionais da área da saúde. Precisamos que os nossos profissionais estejam qualificados e motivados para melhor servir a comunidade, e estaremos dando todo o suporte necessário para que esses profissionais possam se qualificar através de cursos, seminários, usufruindo das qualificações que existem na região e também na capital.

 

MINUANO - Na sua avaliação, qual é a principal demanda do setor da educação e como pretende enfrentá-la?

TANIRA - Temos duas demandas que são gritantes. Uma é a creche. Não temos uma creche no município de zero a dois anos. É uma questão de legislação, o município precisa ofertar esse serviço. Já se passaram mais de 30 anos e não se consegue fazer essa ação. Eu sou mãe, avó e sei da necessidade de ir trabalhar e ficar confortável, sabendo que seu filho está dentro de uma creche, que tem ali todos os cuidados necessários, com pessoas especializadas e sem custo, o que também é muito importante. Estaremos certamente efetivando uma creche, cumprindo a legislação. A segunda questão é que temos, na nossa sociedade, muitas crianças com autismo, e precisamos ter um atendimento especializado para inserir essas crianças, para que tenham o seu desenvolvimento dentro de um trabalho educacional. Isso é muito importante. Tudo parte do estudo. Precisamos entender quantas crianças necessitam desse atendimento e buscar aí os profissionais qualificados para poder dar condições e qualidade de vida para essas crianças.

 

MINUANO – Quais são suas propostas para aumentar a transparência e a eficiência na administração municipal?

TANIRA – O fato de não estarmos coligados nos dá bastante liberdade na gestão. Precisamos ter uma gestão enxuta para que sobre dinheiro, sobre verba, para poder aplicar em várias áreas da nossa administração. Isso passa por ter olhos para dentro da gestão. Precisamos entender a funcionalidade das pessoas, entender os cargos que são disponibilizados pelo município, e a partir disso fazer um trabalho colocando as pessoas certas nos lugares certos. Isso dá, com certeza, um pouco mais de eficácia no trabalho e eficiência, e isso é muito importante numa gestão. Temos muitos problemas. Falo como vereadora, porque a população nos enxerga como liderança e sempre chega até nós com suas demandas, um atendimento humanizado. O funcionário público é funcionário das pessoas. São as pessoas que pagam, o próprio nome já diz. O patrão é o público. E quando eu tenho um funcionário eu quero que ele me trate bem. Isso é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Precisamos qualificar o nosso profissional, precisamos de atendimento humanizado. Mas também precisamos valorizar o nosso funcionário público. As pessoas têm que ir trabalhar gostando do que fazem, felizes, satisfeitas, valorizadas. É preciso que se valorize o funcionário público, mais uma vez, na questão do plano de carreira. É uma coisa que a gente vem falando bastante. O município não evoluiu em nada desde que foi emancipado com relação a isso. Precisamos dar para o funcionário a satisfação de servir.

 

{AD-READ-3}

Considerações finais

TANIRA - Já estou aqui no município há algum tempo, as pessoas me conhecem. A doutora Ester está há muito mais tempo do que eu. É uma candidatura responsável, focada no trabalho de eficiência e eficácia. Hoje as mulheres são mais de 50% da população, são mais de 50% do eleitorado, mas precisam usar o seu voto, a sua forma de expressão para que atinja um resultado positivo. Então nos colocamos à disposição. Precisamos aumentar o número de mulheres nos maiores cargos da sociedade. É importantíssimo valorizar as questões de gestão. Temos que ter um olhar de respeito para a gestão pública, porque as pessoas precisam dessa aproximação. Isso passa por uma gestão participativa, canais de comunicação, de canais que deem transparência para a gestão.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br