Urcamp
Avaliadores da Urcamp marcam presença na Mostra de Iniciação Científica da Escola Estadual Carlos Kluwe
Instituição reafirma a perspectiva do Ensino Superior entre jovens
por Redação JM
A Urcamp se fez presente com seus professores avaliadores na 2ª Mostra de Iniciação Científica da Escola Estadual Carlos Kluwe, na manhã desta quarta-feira, 18. Além do estímulo à iniciação de jovens do Ensino Médio à atividade de pesquisa, a ideia de conviver com estudantes que interagem com o conhecimento e questionam o mundo abre uma oportunidade para destacar o Ensino Superior como perspectiva direta de futuro. “Quando participamos de eventos escolares, a gente tem a alegria de ver a ciência acontecendo. Mas, acima de tudo, percebemos um momento fértil para garantir que estes jovens não deixem de lado o sonho de um curso superior”, destaca a presidente da Fundação Attila Taborda - FAT/Urcamp, professora doutora Mônica Palomino.
Acompanhando o grupo de sete avaliadores da Urcamp, o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares, manifestou sua admiração com a qualidade dos trabalhos. “Fico muito esperançoso. Tomara que um grupo de alunos com este nível de preparação possa chegar aos bancos da academia em bem pouco tempo e serem nossos alunos. Com certeza, esta turma aqui tem um baita potencial!”, avalia.
A Mostra da Escola Carlos Kluwe reuniu 37 trabalhos durante o período da manhã. “Trazer avaliadores externos para nossa escola, trazer a Urcamp e várias instituições vêm enriquecer a experiência dos nossos alunos. Promover o encontro deles com a pesquisa, com a oportunidade de apresentarem seus trabalhos acrescenta conhecimento e habilidades para enfrentar as possibilidades de profissionalização futura. Além disso, no momento em que pesquisa, o aluno abre várias oportunidades de se descobrir em carreiras que podem levá-lo ao Ensino Superior”, analisa a coordenadora do evento na escola, Michely Prestes.
Ciência rima com Consciência
O perfil dos trabalhos científicos da mostra da escola foi baseado em temas como sustentabilidade, o que definiu que as bancas fossem distribuídas em salas com avaliadores diretos. Isso permitiu que, em vez de imprimir posters, os trabalhos fossem acessados diretamente de códigos de leitura digital, os QR Codes. As temáticas e áreas de conhecimento também foram distribuídas de maneira que pudessem se intercalar nas atividades dos alunos pesquisadores, fluindo muito bem e permitindo um diálogo com avaliadores de diferentes abordagens científicas. A diretora da Escola Estadual Carlos Kluwe, Glauce Coelho Vargas, demonstrou sua satisfação com o resultado do evento. “É gratificante para nós podermos dar essa contrapartida para a sociedade, porque estamos encaminhando estes jovens ao mundo do trabalho e à carreira acadêmica, contribuindo com o estímulo à pesquisa”, concluiu.
Professores avaliadores
Paula Lemos Silveira - coordenadora do curso de Sistema da Informação
Glauber Pereira - coordenador do curso de Jornalismo
Guilherme Collares- Pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.
Mônica Palomino - coordenadora do curso de Nutrição e presidente da FAT.
Ronald Rolim de Moura - professor da Engenharia Civil
Adalberto Schafer - coordenador do curso de Engenharia Civil
Rosete Gottinari Khon - assessora de Inovação, pós-graduação, pesquisa e extensão
Clarisse Ismério - coordenadora do Curso de Pedagogia presencial e Ead, coordenadora do curso de história EaD.