MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Em Bagé e Aceguá, PF cumpre mandados contra rede internacional de crimes financeiros

Em 17/09/2024 às 13:02h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Em Bagé e Aceguá, PF cumpre mandados contra rede internacional de crimes financeiros | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Agentes da Polícia Federal lançaram, nesta terça-feira (17), a Operação Vagus, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa internacional envolvida em crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A investigação foca em cinco núcleos independentes que, ao longo de dois anos, teriam movimentado mais de R$ 82 milhões provenientes de atividades ilícitas, como câmbio ilegal e tráfico de drogas.

A operação, que mobiliza 190 policiais federais e conta com o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD), cumpre 34 mandados de busca e apreensão, seis de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, além de outras medidas cautelares em 10 cidades de cinco estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, incluindo Bagé e Aceguá. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de mais de R$ 82 milhões em bens vinculados aos grupos criminosos.

O esquema de lavagem de dinheiro, de abrangência internacional, envolve bancos paralelos que utilizam pessoas físicas e jurídicas para movimentar recursos ilícitos. As transações incluem depósitos e transferências para terceiros que atuam como "laranjas" e para comércios, principalmente supermercados localizados em regiões de fronteira. Posteriormente, os valores são desviados para casas de câmbio no exterior, onde ficam à disposição das organizações criminosas.

A Operação Vagus é um desdobramento da Operação Operador Fenício II, deflagrada em novembro de 2022, que investigou crimes financeiros na fronteira entre Brasil e Uruguai. Naquela ocasião, as investigações focaram em uma empresa no Chuí, suspeita de movimentar grandes quantias de dinheiro de origem ilícita, com fortes indícios de envolvimento em lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br