MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Eleições 2024

'Queremos dinamizar o desenvolvimento do nosso município', afirma Glécio

Em 14/09/2024 às 15:15h

por Redação JM

'Queremos dinamizar o desenvolvimento do nosso município', afirma Glécio | Eleições 2024 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jaqueline Muza

O candidato Glécio dos Santos Rodrigues, 57 anos, é formado em História. O postulante à Prefeitura de Aceguá pelo PT concorre sem coligação. O postulante a vice-prefeito é Hélio Oliveira Machado (Toco), também do PT.

Na segunda entrevista da série produzida pelo Jornal Minuano com os candidatos ao Executivo de Aceguá, o postulante do PT apresenta propostas para áreas da saúde, educação e infraestrutura, respondendo a questionamentos relacionados a demandas nos setores de gestão e desenvolvimento econômico.


MINUANO: Qual é o seu plano para melhorar a infraestrutura urbana da cidade, especialmente em áreas que enfrentam problemas de saneamento?

GLÉCIO: Temos um programa de governo que vamos disponibilizar para toda a comunidade nas redes sociais. Na questão da rede de esgoto, tivemos o primeiro projeto binacional da história do Mercosul. Aceguá, no Uruguai, concretizou todo o projeto. E nós estamos ainda com o esgoto a céu aberto. Isso é uma demanda que tem que ser revista. Na parte da infraestrutura, a gente pretende, no bairro Dom Timóteo, construir um parque municipal. A gente pretende revitalizar o cemitério e, ao mesmo tempo, anexo a ele, criar um parque municipal, porque existem córregos ali. Um parque pode dinamizar aquela região, se tornando um atrativo turístico. Queremos dar prioridade para todos e todas dentro do nosso município.


MINUANO: Como você pretende enfrentar os desafios da educação municipal, garantindo que todas as escolas tenham acesso a recursos adequados e um padrão de ensino de qualidade?

GLÉCIO: O nosso município, hoje, tem uma educação que funciona. Mas uma das coisas que a gente pretende implantar dentro da área da educação é uma creche. Não temos uma creche municipal. Muitas famílias pobres são obrigadas a ficar em casa, sem poder trabalhar, o pai ou a mãe, porque não têm com quem deixar seus filhos pequenos. A gente pretende implementar essa creche municipal, que não somente ajudaria na questão educacional para a criança, mas também para a própria família, que consegue gerar emprego e renda dentro da sua casa. Isso é o que a gente quer mais. E também buscaremos constituir em Aceguá um polo universitário, com cursos binacionais, adequados à nossa realidade. Sabemos que o processo é trabalhoso. Mas nós, como somos do governo Lula, conseguiremos levar a demanda ao Ministério da Educação.

 

MINUANO: Quais são suas propostas para impulsionar o desenvolvimento econômico?

GLÉCIO: Nosso projeto está todo conectado em várias vertentes. Uma das principais está relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Queremos implantar a Agenda 2030, que é outro tema fundamental para que as coisas avancem. Em Aceguá temos um problema enorme para atrair investimentos, que é a nossa energia elétrica. A Copersul tem o projeto da subestação. É um projeto volumoso, de R$ 15 milhões. A ideia é, se eleito, visitarmos o Ministério das Minas e Energia, para buscar recursos. Com energia de qualidade vamos trazer investimento. Temos toda a possibilidade de trazer um parque eólico. Também pensamos em dinamizar o turismo. É um setor que, ao lado da cultura, me parece que foi deixado de lado. Na região da Colônia Nova, temos um grande problema, que é a água encanada. Precisamos fazer com que o programa Mais Água beneficie Aceguá.

 

MINUANO: Quais são suas principais propostas para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na cidade?

GLÉCIO: Temos que desafogar o hospital da Colônia Nova e a nossa UBS. Para fazer isso, só se você conseguir ter uma saúde de qualidade preventiva. Uma das nossas propostas é colocar um médico efetivo 24 horas. Nossa proposta para desafogar as filas no hospital é construir um aplicativo para agendamento de consultas. Ali vai ter toda uma especificidade, se é grave, se não é, se é apenas uma consulta normal. Com isso, a gente vai conseguir tirar esse monte de gente que vai na fila e trazer uma saúde de qualidade. Hoje a lei limita muito, mas queremos tentar fazer com que a UBS passe a ser uma UPA. Sabemos que pela quantidade de pessoas que existem no município isso hoje é inviável, mas temos um tema que é muito pouco tratado, que é a binacionalidade. São apenas 33 cidades do país que existem fronteiras gêmeas com outro país. Temos que ter essa lógica de levar ao governo federal, para olhar com carinho para esse tema e fazer com que tenhamos um programa específico para essas cidades.

 

MINUANO: Como você pretende modernizar e otimizar a administração pública municipal para garantir maior eficiência, transparência e redução da burocracia?

GLÉCIO: Bom, em primeiro lugar, tivemos neste ano um acréscimo de R$ 19 milhões na nossa receita. Foi uma coisa anormal que ocorreu, e houve também um inchaço da máquina pública. Vieram contratações, novos cargos. Não podemos ter um município com cinco mil pessoas e uma prefeitura inchada. Acho legítimo realizar concurso público. Precisamos realizar as obras que já deveriam ter sido feitas. A gente pretende trabalhar com muita cautela, com muita calma, valorizando o funcionário público, qualificando profissionalmente, buscando formas de fazer um concurso público adequado. Também precisamos tratar das terceirizações. Elas podem ser necessárias, às vezes, mas também podem tirar da cidade muito recurso. Vamos buscar analisar todas as terceirizações que existem hoje, procurar ver de que forma equalizar isso, de que forma o município pode encampar algumas demandas e de que maneira podemos, com criatividade, construir associações e cooperativas que possam também estar capacitadas para participar dos editais.

{AD-READ-3}

Considerações finais

GLÉCIO: Mais uma vez temos o governo federal a nosso lado, o governo Lula a nosso lado, o ministro Paulo Pimenta, que está aqui reconstruindo o Estado depois dessa grande tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul, e mais uma vez a gente pede o apoio da comunidade. Temos um programa com 27 páginas. Estamos há muito tempo com esse programa em mãos. Queremos construir o centro de convivência para pessoa idosa, a creche, investir na cultura e no turismo. Queremos dinamizar o desenvolvimento do nosso município.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br