Eleições 2024
'Vamos continuar com o desenvolvimento de Aceguá', afirma Peti
Atual prefeito, do PSDB, busca reeleição para seguir no comando do Executivo de Aceguá
por Redação JM
O candidato Marcus Vinícius Godoy de Aguiar (Peti), 54 anos, é formado em Análise de Sistemas e tem pós-graduação em Administração Pública. O postulante à Prefeitura de Aceguá busca a reeleição pelo PSDB, liderando a chapa ‘Aceguá Segue em Frente’, composta por Podemos, partido do candidato a vice-prefeito, Pedro Anildo, PL, MDB, Progressistas, PSD e Federação PSDB-Cidadania.
Na primeira entrevista da série produzida pelo Jornal Minuano com os candidatos ao Executivo de Aceguá, o postulante do PSDB apresenta propostas para áreas da saúde, educação e infraestrutura, respondendo a questionamentos relacionados a demandas nos setores de gestão e desenvolvimento econômico.
MINUANO - Qual é o seu plano para melhorar a infraestrutura urbana da cidade, especialmente em áreas que enfrentam problemas de saneamento?
PETI - Já temos um acordo com a Corsan. Em 2025, serão retomadas as obras de saneamento em Aceguá. Temos um marco legal a ser cumprido, e isso foi acertado quando negociamos a outorga da água e do esgoto para a nova Corsan. Quanto à infraestrutura, estamos mostrando para a comunidade que, após 15 anos praticamente sem pavimentação, estamos voltando a ter um grande número de calçamentos. Já temos mais quatro quilômetros de asfalto sinalizados, graças à parceria com a usina de asfalto de Bagé. As obras estão em andamento e esperamos que, até 2028, tenhamos pavimentado praticamente toda a cidade. Queremos eliminar as estradas de chão.
MINUANO - Como você pretende enfrentar os desafios da educação municipal, garantindo que todas as escolas tenham acesso a recursos adequados e um padrão de ensino de qualidade?
PETI - Realizamos formação de professores regularmente para melhorar a qualidade do ensino em Aceguá. Hoje, temos os melhores índices do Ideb na região e queremos sempre mais, qualificando os professores e fornecendo os recursos necessários. Os professores recebem o piso do magistério e tudo o que têm direito, estando assim prontos e capacitados para melhorar a qualidade do nosso ensino. Estamos investindo continuamente para que a qualidade do ensino continue a melhorar.
MINUANO - Quais são suas propostas para impulsionar o desenvolvimento econômico?
PETI - Nossa proposta está nas ruas e envolve infraestrutura geral. Já tivemos contato com empresas e estamos abrindo o município para que elas venham para Aceguá. Temos conversas com empresas de turismo comercial e free shops, buscando a possibilidade de investimentos. Realizamos reuniões em Uruguaiana com empresas para mostrar a capacidade da nossa fronteira e incentivar investimentos. Estamos trabalhando com a Associação Comercial para mostrar aos comerciantes que isso trará recursos e desenvolvimento para Aceguá. A fronteira aberta é um atrativo, e queremos aproveitar isso para trazer mais recursos, emprego e renda para a cidade. Estamos também conversando com empresas de hotéis, mas precisamos primeiro melhorar a infraestrutura, como as ruas calçadas. Nossa localização estratégica pode ser um diferencial para o desenvolvimento econômico.
MINUANO - Quais são suas principais propostas para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na cidade?
PETI - Continuaremos investindo como já fazemos. Investimos R$ 1,4 milhão no Hospital da Colônia Nova, o maior investimento público do município na história. Capacitar a nossa unidade básica de saúde, que atende até as 22h e tem plantão médico no final de semana, é uma prioridade. Temos seis médicos na unidade, quando antes eram três, além de serviços de fisioterapia e psicologia. Compramos cirurgias por meio de convênios com hospitais regionais e já recebemos o selo ouro do governo do Estado. Estamos investindo continuamente para manter a qualidade dos serviços de saúde em Aceguá, evitando filas de espera e garantindo exames e cirurgias quando necessário.
MINUANO - Como você pretende modernizar e otimizar a administração pública municipal para garantir maior eficiência, transparência e redução da burocracia?
PETI - O que depender da prefeitura, tentamos agilizar, mas algumas questões fogem da nossa alçada. Mantemos transparência, publicando todas as nossas ações no sistema de transparência. A burocracia é algo que tentamos acelerar dentro do que é possível, mas há limitações que não podemos controlar. No que diz respeito aos processos, buscamos sempre agilizar para melhorar a eficiência administrativa.
{AD-READ-3}Considerações finais
PETI - Gostaria de dizer à comunidade que vamos continuar com o desenvolvimento de Aceguá. Sabemos que já realizamos muitas coisas, mas queremos fazer muito mais. Temos um projeto para o canteiro central e a criação de um museu, além de desejar trazer mais turistas para nossa região. Precisamos da oportunidade para realizar esses e outros projetos. Pedimos o apoio da comunidade para continuar com essa missão e seguir desenvolvendo Aceguá pelos próximos quatro anos.