Urcamp
Mesa redonda discute mundo do trabalho para Enfermagem
Diversificação de oportunidades amplia rumos da carreira profissional
por Redação JM
A Semana Acadêmica de Enfermagem da Urcamp dedicou a sua terceira noite ao debate sobre os diferentes rumos e oportunidades disponíveis dentro da profissão. O tema central foi “Diálogo Profissional – Explorando as áreas de atuação da Enfermagem”, que reuniu numa mesa redonda cinco enfermeiros que atuam com sucesso em diferentes ramos dentro da profissão: Dionatan Gome, enfermeiro do CAPS Dom Pedrito; Aieska Rodrigues, enfermeira auditora; Márcia Medeiros, enfermeira empreendedora (sócia-proprietária de estabelecimento de saúde); José Antônio Winter, enfermeiro empresário; e a tenente-coronel Rosângela Martins, oficial enfermeira do Exército Brasileiro.
A enfermeira egressa da Urcamp, Aieska Rodrigues, apontou como é a rotina de trabalho com auditoria, uma função que inclui a análise e avaliação da qualidade dos serviços prestados aos pacientes. “A gente precisa ter embasamento para auxiliar outros profissionais que estão na linha de frente, lidando com os pacientes. A auditoria, assim como as demais áreas da Enfermagem, busca melhorar a vida das pessoas”, declara.
O enfermeiro egresso, Dionatan Gome, contou que ao concluir o curso não sabia se estava realmente preparado para exercer com êxito a profissão. Mas passou de primeira em dois concursos públicos e hoje se realiza com as conquistas. Ele descreveu a rotina de um enfermeiro que atua no programa Saúde da Família, do Governo Federal. Já a enfermeira Márcia Medeiros falou sobre os desafios de se empreender na profissão. Ela reforçou a importância do contato com o paciente. “É aquele abraço, o carinho e atenção que o paciente precisa. Às vezes ele está tão fragilizado que tu nem chegou a medicá-lo e a dor já aliviou pela nossa abordagem. Enfermagem é amor”, pontua.
O enfermeiro José Antônio Winter Trago tem uma empresa que presta serviços para diferentes áreas da saúde. “A Enfermagem vai além do cuidado hospitalar, a gente quer trazer essa expansão de um mercado que cresce cada vez mais, que é o de um enfermeiro ser gestor. Nós temos o domínio da área da saúde, mas o empreendedorismo é uma área nova, a gente vê o quanto é importante o trabalho do enfermeiro e de aproveitar o conhecimento amplo que ele carrega e utilizá-lo em prol da comunidade”, recomenda.
A tenente-coronel, Rosângela Martins, detalhou sua carreira até chegar a oficial enfermeira do Exército Brasileiro, mediante concurso público.Informou que há novas possibilidades de se desenvolver dentro da profissão, através do serviço militar. Enfermeira há 28 anos, há 24 atua como oficial e resumiu: “estudem, como todos os colegas aqui falaram, vocês estão no começo, não parem de estudar porque, assim, poderão ser o que vocês quiserem”. Ao final de sua fala, deixou uma entusiasmada provocação aos acadêmicos. “Quero que saia daqui o futuro ou a futura diretora do Hospital Militar de Bagé”.
{AD-READ-3}Aula inaugural
A 28ª Semana Acadêmica da Enfermagem da Urcamp continua nesta quinta-feira, 5, com a aula inaugural de todos os cursos da área de saúde da Urcamp, com o tema: “A importância dos protocolos éticos e jurídicos na atuação dos profissionais da saúde”, com a advogada egressa da Urcamp, Ana Lisiane Barreto, especialista em direito médico.