Região
Aneel suspende operação de usina de Candiota para manutenção
Empresa destacou que a medida é necessária e que a UTE deve retomar suas operações comerciais até o final de setembro
por Melissa Louçan
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a suspensão temporária das operações comerciais da unidade geradora UG1 da Usina Termelétrica (UTE) Candiota III. A decisão foi formalizada através do Despacho nº 2.586, publicado no Diário Oficial da União em 2 de setembro de 2024.
A UG1 (unidade geradora) é uma unidade movida a carvão mineral com capacidade de 350 MW, é de responsabilidade da Ambar Uruguaiana Energia S.A. A suspensão ocorreu após a identificação de problemas técnicos. Em abril de 2024, a operação da usina foi interrompida devido a um curto-circuito na turbina, resultando no bloqueio automático da unidade.
Em julho, a Ambar relatou à Aneel uma falha similar em outro relé de proteção. A empresa atribuiu parte dos atrasos nas ações corretivas às cheias que afetaram o Estado, impactando o cronograma de manutenção.
Em resposta à suspensão, a Ambar Energia informou que o despacho da Aneel é um procedimento protocolar e que a suspensão havia sido comunicada à agência previamente. A empresa destacou que a medida é necessária para formalizar a manutenção e que a UTE Candiota deve retomar suas operações comerciais até o final de setembro de 2024.