Urcamp
Colégio da Urcamp de Dom Pedrito passa a se chamar Ruy de Souza Krause
Eleição na comunidade escolheu homenagear ex-aluno (in memorian)
por Redação JM
Em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo prestígio de autoridades acadêmicas e locais, o Colégio da Urcamp de Dom Pedrito iniciou uma nova história. O evento de descerramento das placa com o novo nome da escola, que passa a denominar-se Colégio da Urcamp de Dom Pedrito Rui de Souza Krause, aconteceu na noite de sexta-feira, 30, contando com a presença do reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, do prefeito municipal, Mário Augusto de Freire Gonçalves, e da mãe do homenageado, Silmara Souza Ramalho.
Ao agradecer a comunidade pelo momento de renovação oportunizado pela homenagem, o diretor do Colégio da Urcamp, Cristian Cláudio Ribeiro, informou a origem do processo que desencadeou a escolha do novo nome. “Estamos aqui para renovar um ciclo que molda e edifica uma realidade. Este ciclo também não foi o primeiro e muitos outros se seguirão”, afirma, reunindo a esperança demonstrada pelas gerações de alunos e professores que trabalham na localidade. “Por isso, vamos nos concentrar em nosso futuro, representado pela enquete nominal que passou a ser analisada em março de 2024”, descreve.
Na época, uma proposta apresentada pelo reitor da Urcamp sugeria que os nomes indicados ao pleito popular deveriam ser todos de personalidades de Dom Pedrito. Direção local e Reitoria passaram a avaliar a inclusão dos nomes na proposta de seleção popular que resultou em quatro representantes da localidade, um deles o saudoso ex-aluno Ruy de Souza Krause, que venceu a votação, realizada durante 30 dias do mês de junho de 2024, obtendo 273.274 votos. Acreditando que a inauguração da placa e o símbolo de um aluno representando o colégio reafirme os objetivos de renovação e prosperidade, Ribeiro agradeceu ao apoio permanente do reitor Guilherme Bragança. “Que nos auxilia exaustivamente para que este educandário permaneça firme e forte em nosso município”, conclui.
Um pouco de Ruy de Souza Krause
Ao descrever uma infância permeada por evidências de conhecimento virtuoso em áreas como a física, a eletricidade e eletrônica, a mãe do ex-aluno Ruy Krause, Silmara Souza Ramalho, construiu um discurso minucioso. Entre as fases e provas de brilhantismo do filho falecido aos 22 anos, a mãe emocionada descreveu os sentimentos quando foi preciso escolher o Ensino Médio a ser cursado pelo filho. “Era um engenheiro nato! Seus experimentos chamavam a atenção da família. Por isso, ao chegar a época do Ensino Médio, tínhamos ciência de que para o Ruy alcançar seus objetivos e ter um bom currículo precisava de um curso que desse respeitada qualificação. E a escolha foi Urcamp”, pontuou a mãe, sem imaginar que a escolha pelo Colégio da Urcamp, 21 anos depois, seria perenizada. “Era plantada uma semente que hoje floresce com o Colégio da Urcamp Ruy de Souza Krause”, observa.
E para comprovar que as qualidades de Ruy Krause não são excesso de estima da mãe, a presidente do Grêmio Estudantil do Colégio, Andrini Moura, trouxe pesquisa que demonstra os feitos do ex-aluno para destacar o nome da escola. “Ruy Souza Krause foi aluno em 2003. Apaixonado por robótica e tecnologia e autodidata em Astronomia. Foram estas características que levaram a Urcamp ao primeiro lugar em feiras científicas com a recriação da Bobina de Tesla. Ele trouxe a visibilidade merecida para o colégio, como agora faz novamente, 21 anos depois”, detalha a estudante.
O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Freire Gonçalves, destacou que a região é marcada por grandes revoluções históricas. Mas afirmou que a mais importante revolução não vem das armas e da guerra, vem da educação. “E nesta região, não se pode falar em educação e transformação da nossa gente sem falar na Urcamp”, garante. Destacou que a Urcamp formou seus pais no ensino superior e que, também, foi contemporâneo do jovem homenageado. Disse que a história da Urcamp tem vínculo com Dom Pedrito e que isso se renova com o novo nome do colégio. Afirmou que a escolha do nome não perde o esforço e o coração dos demais nomes lembrados para a homenagem. Para Mário Augusto, a escolha do jovem aponta para um olhar de futuro. “A Urcamp ganha vida, ganha os sonhos de um jovem, ganha a curiosidade do Ruy. Que agora renasce em cada aluno desta escola. Eu desejo que este amor pela educação transforme cada aluno e continue formando muitos jovens no nosso município”, finalizou.
O futuro do Colégio da Urcamp
{AD-READ-3}Presente à cerimônia acompanhado pelo pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, e da gerente de Colégios da Urcamp, professora mestre Tamyres Ramos, o reitor da Urcamp, Guilherme Bragança, fez questão de iniciar sua manifestação destacando, acima de tudo, o papel que os professores do Colégio da Urcamp de Dom Pedrito têm demonstrado para a manutenção das atividades no município. “Em seis meses repletos de desafios e transformações, sua dedicação e paixão pelo ensino têm sido as âncoras que mantêm nossa instituição firme e orientada para o futuro”, afirmou.
Para o reitor a ação dos professores é determinante não apenas na curadoria dos conteúdos, mas no incentivo e inspiração aos talentos, como os do ex-aluno Ruy Krause. “Por isso, estamos comprometidos em fortalecer nosso apoio a vocês, concretizando essa promessa no fortalecimento deste colégio”, ressaltou. Que o colégio da Urcamp de Dom Pedrito Ruy Krause não seja apenas um lugar de aprendizado, mas testemunho duradouro de que a vida, mesmo quando interrompida prematuramente, pode deixar impacto eterno” perseverou o reitor.