MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Brasil registra aumento na cobertura vacinal, diz Rede Nacional de Dados em Saúde

Em 02/09/2024 às 06:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Brasil registra aumento na cobertura vacinal, diz Rede Nacional de Dados em Saúde | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura/ArquivoJM

O mês de agosto celebrou o Dia da Infância, data instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que, neste ano, destaca a reflexão sobre as condições de vida e os direitos das crianças. A vacinação é uma dessas garantias. 

Em 2024, de acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde, nove vacinas aplicadas até o segundo ano de vida das crianças superaram os números do ano passado. O Movimento Nacional de Vacinação, tem como objetivo possibilitar um maior controle das doenças imunopreveníveis no Brasil. 

Neste ano, por exemplo, a vacinação contra a Hepatite B, recomendada ao nascer, podendo ser administrada até os primeiros 30 dias após o nascimento dos bebês, até o dia 20 de agosto, atingiu 80,6% do público alvo. Já a pneumocócica,  85,6%; a da poliomielite oral, 82,3%; da primeira dose da tríplice viral, 90,8%; da segunda dose da tríplice viral, 74,5%; e o reforço da DTP, 80,3%.

Na imunização contra a meningite, com a meningocócica C, 95,4% das primeiras doses e 97,9% da dose de reforço foram administradas.

Em abril, o Ministério da Saúde identificou um aumento nas coberturas vacinais de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em comparação a 2022. O resultado, observado em todo o país, muda o cenário de queda dos índices vacinais enfrentado pelo Brasil desde 2016.

{AD-READ-3}

O atual balanço também confirma com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, que tiraram o Brasil da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas.

Atualmente, o DPNI do Ministério da Saúde oferece mais de 40 tipos de imunobiológicos no SUS. O Calendário Nacional de Vacinação contempla, na rotina dos serviços de vacinação, 20 vacinas que beneficiam não só crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br