Urcamp
Acadêmicos lotam Salão de Atos da Urcamp na abertura da 23ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia
por Redação JM
A graduação em Psicologia é uma das que mais crescem na Urcamp e tem sido uma das profissões mais requisitadas do Brasil nos últimos anos. Com este reconhecimento, o reitor da Urcamp, professor Doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, fez a abertura da 23ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia, na noite de segunda-feira, 26. A fala do reitor comprovou-se na lotação completa do Salão de Atos, com a presença de acadêmicos, professores e profissionais da área, interessados pelas atualizações e partilha de experiências previstas pelo evento.
A programação de abertura ficou por conta da psicóloga egressa da Urcamp, Marli Brasil Martins, e da Assistente Social, Marilúcia Paim de Morais, que atuam no Presídio Regional de Bagé e vieram dividir experiências com o tema “Psicologia Jurídica, relatos de casos reais e Movimento Antimanicomial”.
As profissionais revezaram-se no relato sobre o funcionamento do trabalho da Psicologia dentro do sistema prisional. Uma atuação difícil, segundo elas, porque depende de todo um sistema que nem sempre funciona. A dificuldade em fazer dinâmicas, em razão dos grupos internos existentes dentro do presídio, e poucos profissionais para atuar dentro da cadeia, foram alguns dos empecilhos relatados. “A nossa conduta lá dentro tem que ser respeitosa, jamais vamos humilhar um detento, é assim que conquistamos respeito”, relata a psicóloga. Já a avaliação do apenado, que é uma solicitação do Judiciário, também faz parte das atribuições. A assistente social Marilúcia Paim de Morais, destacou também os direitos da categoria e como isso vem sendo trabalhado dentro da Susep.
A coordenadora do curso de Psicologia da Urcamp, professora Sílvia Cristina Vargas Ollé, destacou a adesão dos acadêmicos e se mostrou entusiasmada com a programação, toda organizada pelo Diretório Acadêmico do curso. “A gente já começa com sucesso. São cinco noites, com diferentes áreas assistidas pela Psicologia. A proposta maior é sempre compartilhar informações e conhecimento a partir de profissionais que são respeitados na nossa região, a partir da valorização dos nossos egressos, para mostrarmos o sucesso de cada um atuando brilhantemente dentro da nossa profissão”, pontua.
A Psicologia ampliou-se como campo de atuação profissional. Vai muito além do consultório e, atualmente, está em áreas como educação, psicologia hospitalar e organizacional, nas políticas públicas, nos esportes, pode ser social, comunitária, de trânsito, além de muitas outras aplicações. Este leque de oportunidades demonstra a versatilidade e o amplo mercado que se dispõe favorável a um profissional da Psicologia.
A 23ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Urcamp segue nesta terça-feira, 27, prevendo uma roda de conversa que vai apresentar diferentes abordagens a partir dos relatos das psicólogas Camila Espíndula da Silva, Clarissa Nascimento Trindade, Mônica Ester Mendes e Mônica Mota. As atividades marcam o Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto.