Eleições 2024
Cresce número de candidaturas com identidades religiosas
Cenário local espelha o contexto nacional, revelado por levantamento inédito do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem
por Redação JM
O número de candidatos a vereador que usam alguma forma de identidade religiosa em seus nomes de campanha nos municípios da região cresceu em 2024, no comparativo com o pleito anterior. São três candidaturas em Bagé, duas em Candiota e uma em Dom Pedrito. O aumento, na prática, foi registrado em Candiota.
Evangélicos representam a maioria. São cinco pastores disputando o pleito usando de forma explícita uma identidade religiosa. Em Bagé também foi registrada uma candidatura vinculada a nome de religião de matriz africana.
O cenário local espelha o contexto nacional, revelado por levantamento inédito do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding, divulgado pela Agência Brasil, na quarta-feira, 21.
A pesquisa coletou dados do portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das últimas sete eleições municipais, portanto entre 2000 e 2024, destacando que o número de candidaturas com identidade religiosa cresceu 225% no período.
Em âmbito regional, nos pleitos municipais de 2004 e 2012, Bagé não registrou candidaturas com identidade religiosa. Em 2008 e em 2016, foram registradas duas candidaturas, uma em cada pleito. O número de candidaturas com identidade religiosa cresceu a partir de 2020, com três postulantes.
Pastor, pastora e pai são as identidades religiosas registradas em candidaturas nos municípios da região. Em âmbito nacional, de acordo com levantamento do IPRI/FSB, os termos mais recorrentes são pastor (2.856), irmão (1.777), pastora (862), irmã (835) e missionária (247).