Urcamp
Aula Inaugural aborda ambientes de inovação para o empreendedorismo e apoio tributário
Evento promovido pelos cursos da Administração, Contábeis e Sistemas de Informação teve palestra do auditor-fiscal da Receita Federal, Gláucio Nascimento de Abreu
por Redação JM
A proposta da Aula Inaugural dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação da Urcamp é familiarizar acadêmicos, professores e a comunidade sobre os diversos serviços prestados pelos cursos e, também, difundir o papel dos ambientes de criação e trabalho colaborativo da instituição. O evento foi realizado dia 22, no espaço Espaço Comunitário de Empreendedorismo e Inovação da Urcamp - Uall, no segundo andar da Biblioteca Central.
Os coordenadores das atividades desenvolvidas no UALL apresentaram o programa que visa estimular formas inovadoras de empreendedorismo, com baseem ações colaborativas, no uso de tecnologia e fomentando a criação de startups. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, em parceria com a Urcamp. Tanto o espaço quanto o programa de estímulo à mentalidade empreendedora e à geração de startups foram apresentados pelos gestores dos ambientes de Inovação da Urcamp, Leandro Pires e Alex Camargo.
Pires provocou a interatividade entre os estudantes ao questionar “de onde vem a inovação?“ Os alunos responderam através de um QR code, utilizando o aparelho celular registrando 43% respostas de que inovação vem a partir das “ideias”, 23% sugeriu que surge de “problemas”, 19% respondeu que é da “tecnologia” e 18% que vem da “colaboração”. “Nosso grande propósito aqui é fazer essa conexão com ambientes de inovação, que é o Uall, onde o nome quer dizer universo para todos. Aqui a gente faz um ambiente comunitário para integrar projetos dos acadêmicos para as empresas, fomentar a criação de novos negócios, startups, gerando aprendizado, novas ideias e desenvolvimento econômico para a nossa região”, explica.
O gestor de inovação e tecnologia, Alex Camargo, que atua junto à Startup Lab, dentro da Urcamp, destacou o trabalho que vem sendo realizado junto às empresas, cujos problemas apontados pelos empresários ganham soluções através das startups. “A ideia é gerar um plano de retomada econômica na região colocando a inovação como centro estratégico para o desenvolvimento econômico”, aponta.
Receita e Cidadania
{AD-READ-3}O encontro ainda contou com a explanação do auditor-fiscal da Receita Federal, Gláucio Nascimento de Abreu, desenvolvendo o tema “Receita com empreendedorismo e cidadania”. Ele falou da estrutura do órgão, das atribuições na arrecadação e na fiscalização aduaneira e reforçou o trabalho social empregado em todas as esferas através de doações de materiais, como: computadores, ares-condicionados, veículos, utensílios e equipamentos eletrônicos a ONGs e entidades sociais. “Só na pandemia, por exemplo, foram mais de seis milhões de testes de COVID-19 gratuitos, realizados pelo órgão. “A Receita Federal apoia a educação e isso é demonstrado com nossa parceria com a cidadania fiscal que é de interesse dos jovens. A RF é conhecida como órgão arrecadador, mas também faz suas destinações sociais para entidades, além do Fundo de Participação da Criança e do Adolescente”, revela.
Abreu ainda falou do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) grupo composto de professores e acadêmicos que oferece assistência fiscal gratuita e orientação tributária a pessoas de baixa renda, MEI, OSC e pequenos proprietários rurais, que, em Bagé é realizado juntamente com a Urcamp, através de uma parceria.