Água na Boca
Banoffe: uma combinação perfeita para qualquer estação
por Giana Cunha
A banana é uma fruta que cai bem em sobremesas bem elaboradas e uma delas é a queridinha do momento: a Banoffee. Uma sobremesa originária do Reino Unido, criada nos anos 70, o nome é uma junção das palavras “banana” e “toffee”, que são os principais ingredientes da receita. A receita original foi criada por Ian Dowding e Nigel Mackenzie, proprietários de um restaurante queriam uma receita especial para incrementar o cardápio.
Reuniram então massa de biscoito, coberta com uma camada de toffee (um creme de leite condensado cozido com açúcar- o nosso doce de leite), fatias de banana fresca e chantilly. E pronto. Não precisou muito para esta delícia se espalhar pelo mundo.
E é claro que existem diversas variações dessa explosão de sabores. Vamos conferir uma delas?
Ingredientes
2 potes de doce de leite 400 g (cada)
1 pote de nata, de preferência colonial (400 g) ou chantilly pronto
4 colheres de sopa de açúcar
1 cacho de banana nanica ou uma que tenha em casa (escolha as mais doces)
Canela em pó a gosto
Modo de preparo
Base: Bata apenas a bolacha no liquidificador ou triturador, em seguida despeje em outro recipiente juntamente com a manteiga já derretida; Junte uma pitada de canela; Amasse até que fique bem misturado, em seguida coloque na forma e molde, revestindo a forma toda com a massa; Asse por 10 minutos no forno médio preaquecido, acompanhe de acordo com seu forno; Não há necessidade de ficar dura, apenas levemente assada.
Recheio: Junte a nata e o açúcar e bata na batedeira até ficar firme (ponto de chantilly); Retire do forno a massa, despeje o doce de leite, as bananas em rodelas e por último o chantilly; Salpique a canela depois de tirar da geladeira. Pode adicionar também, raspas de chocolate; Deixar na geladeira no mínimo 2 horas.
A Banoffe é um doce que cai bem em qualquer estação do ano. Aproveite!