Eleições 2024
Bagé registra aumento na proporção de candidaturas femininas no pleito de 2024
por Redação JM
O percentual de mulheres candidatas, em Bagé, cresceu em 2024, no comparativo com as eleições municipais de 2020, quando 33% das candidaturas eram femininas. Totalizando 64 candidatas, as mulheres representam 35% dos postulantes – considerando as nominatas majoritárias, que têm duas mulheres.
O número de candidatos reduziu, bem como o número de partidos com candidaturas. Se em 2020, 259 candidatos disputavam as 17 cadeiras da Câmara de Bagé, este ano são 176. São 13 partidos na disputa, contra 18 no pleito anterior. O Solidariedade, por exemplo, que não disputa as eleições de 2024, concorreu com 21 candidaturas em 2020.
Mais de 75% dos candidatos à Câmara (133) são brancos, enquanto apenas 42 são negros e um indígena. Os seis candidatos que compõem as chapas majoritárias (prefeito e vice) são brancos. Em 2020, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 79,9% dos candidatos à Câmara eram brancos. Nenhuma candidatura indígena havia sido registrada.
Faixa etária
Entre os postulantes ao Legislativo, 35 têm idades entre 45 e 49 anos. Nove candidatos têm mais de 70 anos e um tem 19 anos. Os candidatos ao Executivo têm entre 45 e 74 anos, considerando candidaturas a prefeito e vice.
Escolaridade
Mais de 41,8% dos candidatos ao Legislativo têm nível superior completo, totalizando 73 postulantes. Sete declararam Ensino Fundamental, enquanto nove têm Ensino Médio incompleto, 17 têm ensino superior incompleto, 18 têm o Ensino Fundamental incompleto e 52 têm Ensino Médio completo. Os três postulantes que encabeçam as chapas majoritárias têm superior completo. Entre os vices, dois têm superior completo e um superior incompleto.
{AD-READ-3}Ocupações
Empresários são a maioria entre os postulantes ao Legislativo, totalizando 16 candidaturas. Treze candidatos são servidores públicos municipais, dez são advogados, nove aposentados, cinco técnicos de enfermagem, quatro vendedores e quatro donas de casa. A lista inclui médico, policial, motorista, jornalista, faxineiro, garçom, engenheiro, agricultor, psicólogo, cozinheiro, cantor, cabeleireiro, atleta, decorador, eletricista, carpinteiro, técnico em informática e vigilante.