Região
Escolas da região são aprovadas em mostra na Assembleia Legislativa
por Melissa Louçan
Duas escolas da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foram selecionadas para participar da 2ª Mostra de Boas Práticas Pedagógicas, promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento, que tem como tema "A Escola Pública e seu Compromisso com o Conhecimento e a Cidadania", ocorrerá no dia 18 de outubro nas dependências da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A mostra busca reconhecer, valorizar e compartilhar o protagonismo de professores, estudantes e da comunidade escolar, destacando as práticas pedagógicas inovadoras e eficazes que estão sendo desenvolvidas nas escolas públicas do estado.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Saldanha, de Caçapava do Sul, será representada com o projeto “O Dia em que a Escola Virou Sítio”. A iniciativa envolveu todos os alunos do 1º ao 9º ano, integrando diversos componentes curriculares em uma proposta que homenageia o autor José Bento Renato Monteiro Lobato, conhecido por revolucionar a literatura infantil brasileira. De acordo com a diretora Juliana Berchon, o projeto foi concebido com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e destacar a relevância de Monteiro Lobato para a cultura brasileira. “Buscamos resgatar a magia das obras de Lobato e estimular a imaginação dos alunos. Para isso, estabelecemos metas como fomentar a curiosidade pelos personagens, pesquisar a história das obras e promover o protagonismo dos estudantes nas atividades”, explicou a diretora.
O Instituto Estadual de Educação Br. Bulcão, de Lavras do Sul, também estará presente na mostra, apresentando o projeto "Empresa Virtual de Mineração", desenvolvido por uma turma do terceiro ano do ensino médio. A proposta, orientada pela diretora Fátima de Souza, foi realizada no âmbito da disciplina de Aprender e Criar em Ciências, parte do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O projeto utilizou a metodologia do Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) e teve como foco a mineração, temática profundamente conectada à história do município de Lavras do Sul. “Nosso objetivo foi abordar conteúdos complexos de maneira que os alunos pudessem compreendê-los melhor, desenvolvendo habilidades como síntese, argumentação e protagonismo juvenil”, destacou Fátima.
Além da apresentação dos projetos, a edição de 2024 da Mostra de Boas Práticas Pedagógicas incluirá um ciclo de debates sobre educação, exposições e a publicação de um livro com os relatos das práticas pedagógicas selecionadas, ampliando ainda mais a visibilidade e o impacto dessas iniciativas.