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Região

Duas escolas de Bagé se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Waldemar Amoretty Machado que obteve nota 7,1, segunda melhor pontuação regional

Em 18/08/2024 às 18:02h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Duas escolas de Bagé se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Escolas da rede estadual que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Educação aumentaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2024. Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na terça-feira, dia 14.

Nos anos iniciais, destacaram-se quatro escolas da região: Januária Leal, de Caçapava do Sul, com 7,6; Waldemar Amoretty Machado, de Bagé, que obteve 7,1; Urbano das Chagas, de Dom Pedrito, com 7,1; e Licínio Cardoso, com 7,0. No ranking de cidades nessa modalidade de ensino, Caçapava do Sul aumentou de 6,3 para 6,7, e Lavras do Sul subiu de 5,8 para 7,1.

Nos anos finais, novamente as escolas Januária Leal, com 6,5, e Urbano das Chagas, com 5,7, se sobressaíram. No ensino médio, as escolas José Gomes Filho, de Bagé, Antônio José Lopes Jardim, de Caçapava do Sul, e Dr. Bulcão, de Lavras do Sul, alcançaram a mesma pontuação de 4,2. Já a escola Barão de Aceguá obteve 4,0.

Os resultados do IDEB medem dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para a coordenadora de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, o resultado mostra o empenho e dedicação das escolas. “Ficamos muito felizes com os resultados, ainda mais por termos escolas que conseguiram alcançar uma pontuação tão alta”, enfatiza. Segundo ela, tanto a equipe da 13ª CRE quanto os professores e as equipes diretivas das escolas merecem reconhecimento pelos dados alcançados.

 

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