Região
Duas escolas de Bagé se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Waldemar Amoretty Machado que obteve nota 7,1, segunda melhor pontuação regional
por Jaqueline Muza
Escolas da rede estadual que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Educação aumentaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2024. Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na terça-feira, dia 14.
Nos anos iniciais, destacaram-se quatro escolas da região: Januária Leal, de Caçapava do Sul, com 7,6; Waldemar Amoretty Machado, de Bagé, que obteve 7,1; Urbano das Chagas, de Dom Pedrito, com 7,1; e Licínio Cardoso, com 7,0. No ranking de cidades nessa modalidade de ensino, Caçapava do Sul aumentou de 6,3 para 6,7, e Lavras do Sul subiu de 5,8 para 7,1.
Nos anos finais, novamente as escolas Januária Leal, com 6,5, e Urbano das Chagas, com 5,7, se sobressaíram. No ensino médio, as escolas José Gomes Filho, de Bagé, Antônio José Lopes Jardim, de Caçapava do Sul, e Dr. Bulcão, de Lavras do Sul, alcançaram a mesma pontuação de 4,2. Já a escola Barão de Aceguá obteve 4,0.
Os resultados do IDEB medem dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Para a coordenadora de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, o resultado mostra o empenho e dedicação das escolas. “Ficamos muito felizes com os resultados, ainda mais por termos escolas que conseguiram alcançar uma pontuação tão alta”, enfatiza. Segundo ela, tanto a equipe da 13ª CRE quanto os professores e as equipes diretivas das escolas merecem reconhecimento pelos dados alcançados.